#Especial Copero y Peleador: A seleção de filmes de futebol do Cinem(ação) - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

#Especial Copero y Peleador: A seleção de filmes de futebol do Cinem(ação)

“…o futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes. De todas as frases já criadas pelo homem para tentar definir o futebol, talvez essa do jornalista e dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues seja a mais direta, prática e verdadeira. Que me desculpem os amantes dos outros esportes, mas que outro jogo seria capaz de unir amantes do extremo sul da África do Sul até a nórdica e gélida Islândia?

A magia da bola transforma moleques em deuses. A cada quatro anos o mundo gira, como efeito de um chute de trivela, um pouquinho mais devagar para ver qual seleção vai ter a moral de ostentar o título de melhor do mundo. Quando é nosso clube coração que está em campo, quem para somos nós… totalmente abestalhados, esperando a alegria do bom resultado para zoar aquele vizinho folgado que torce para o time rival. Quando a zica vem (e um dia, a maldita sempre vem), a graça é bolar estratégias para escapar do vizinho mala.

E assim é o futebol… a obra de arte mais parecida com a vida real já criada. Carregado de tintas fortes e histórias de alegria, superação, imprevisibilidade, tristeza, drama e frustração. Pontapés para romances, comédias contestadoras, documentários históricos e encontros inusitados, de tudo isso a menina bola já foi motivo e protagonista. Reunimos doze olhares cinematográficos diferentes numa seleção, que não pretende ser definitiva, mas que representa uma pequena parcela das paixões, personagens, discussões e idiossincrasias permissivas dessa paixão mundial.

 

 Divirta-se com nossa seleção!!!

 

#1 Boleiros – era uma vez o futebol (Brasil, 1998)

 

Boleiros

Nesse divertido longa, o diretor Ugo Giorgetti convoca talentosos nomes como Lima Duarte, Flavio Migliaccio, Denise Fraga, Marisa Orth e o saudoso Rogério Cardoso para interpretarem “causos” sensacionais do futebol brasileiro. Um grupo de ex-boleiros se reúne num bar em São Paulo para matar as saudades dos bons tempos e começam uma antologia de resenhas irresistível para os apreciadores do glorioso esporte bretão. Destaque para o “causo” do juiz ladrão interpretado preciosamente pelo ator Otávio Augusto. Quem já suspeitou que um arbitro assim apitasse o jogo do seu time de coração… vai ficar ainda mais com a pulga atrás da orelha.

 

 

 

 

 

 

#2 O Milagre de Berna (Alemanha, 2003)

 

O Milagre de Berna

A zebra é um dos “mascotes” preferidos do futebol. Em nenhum outro esporte, o simpático quadrupede listrado aparece tão frequentemente, com suas zombarias, contrariando a lógica preestabelecida. Uma das maiores aparições do bichinho foi quando a seleção da Alemanha Ocidental, sem tradição até então, venceu a copa de 1954 na Suíça, com direito a virada histórica em cima da poderosa Hungria de Ferenc Puskás, na final. A epopeia inspirou o filme ‘O Milagre de Berna’, que conta a história sob a ótica de Matthias Lubansky: um menino de 11 anos de relações familiares devastadas pela II Guerra Mundial, apaixonado por futebol, que vira amigo do atacante Helmut Rahn. Ainda que de forma leve, a película mostra o trauma que o Nazismo deixou em toda sociedade germânica e como o futebol foi importante para a identidade de uma nova Alemanha.

https://www.youtube.com/watch?v=lJUJVNNycR8

 

#3 Fuga para a vitória (Estados Unidos, 1981)

 

Estrada pra vitória

Teria sido melhor ir ver o filme do Pelé.” Essa frase ficou imortalizada no imaginário de muita gente, graças a um episódio de ‘Chaves’, seriado do genial comediante Roberto Gomez Bolaños, exibido desde os anos 80. Em Fuga para a vitória, você tem a oportunidade de realizar o desejo do Chavinho e assistir o rei do futebol contracenando com o Rambo Silvester Stallone. Com aquela fragrância de obra dos anos 80 exibida na ‘Sessão da Tarde’, o filme conta a história de um escrete nazista numa partida contra um time de prisioneiros de guerra, que pretendem usar o evento para escapar do cárcere. Vale pelo encontro inusitado de Pelé, o astro inglês Bobby Moore, o habilidoso meia argentino Osvaldo Ardilles e o grande Rocky Balboa.

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=IagWWb8HoXY

 

#4 Maracaná (Uruguai, 2014)

 

Maracaná

 

Sim, nós conhecemos o roteiro sob a lógica dos vencidos. O Maracanazzo, a partida que a seleção brasileira precisava apenas de um empate para sagrar-se campeã mundial de futebol pela primeira vez… e com um bônus de realizar o feito em casa, num estádio com 220 mil pessoas. Dirigido pelos cineastas uruguaios Andres Varela e Sebastián Bednarik, o diferencial do doc é que a obra mira numa coisa que ignoramos: o lado vencedor da história. Com imagens inéditas restauradas em HD e depoimentos de jogadores como o mítico capitão Obdúlio Varela e o carrasco Ghiggia, Maracaná é uma ode visual e um resgate histórico necessário aos 11 rapazes que conseguiram calar um país.

https://www.youtube.com/watch?v=jmR8WawTidY

 

#5 Heleno, o príncipe maldito (Brasil, 2011)

 

HelenoNão só através de enredos alegres futebol e cinema tabelam. A pressão constante pelo resultado é proporcional as tentações que fama e dinheiro proporcionam… e assim, muita gente boa se perde pelo caminho. Em 2011, o ator Rodrigo Santoro, numa das melhores performances da carreira, interpretou a história do genial e problemático Heleno de Freitas, atacante lendário do Botafogo na década de 40, que terminou os dias num manicômio. Além da biografia forte, a triste saga de Heleno ganha contornos ainda mais dramáticos graças a bela fotografia em branco e preto do diretor José Henrique Fonseca. Cinebiografia indispensável para quem gosta de cinema brasileiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

#6 Linha de Passe (Brasil, 2008)

 

Linha de PasseDe uma tabelinha genial entre o roteirista Bráulio Montovani (Tropa de Elite) e o diretor Walter Salles (Central do Brasil) nasceu o excelente drama Linha de Passe, um dos melhores filmes nacionais da última década. Aclamado no Festival de Cannes, onde foi indicado a Palma de Ouro e venceu o prêmio de melhor interpretação feminina, graças a maravilhosa atuação da atriz Sandra Corveloni, Linha de Passe é a história de quatro irmãos da periferia de São Paulo, filhos de uma mãe solteira grávida, que vão atrás de objetivos distintos. Um dos Irmãos, o habilidoso meia Dario (Vinícius de Oliveira) vê no talento no futebol a esperança para uma vida melhor. Só que com 18 anos e considerado velho nas peneiras, Dario precisa correr contra o tempo para iniciar a carreira. Figurinha desconhecida do grande público, esse filme é um verdeiro gol de placa

 

 

 

 

 

 

 

#7 Green Street Hooligans

 

Green Street Hooligans

No Brasil são conhecidas como Organizadas. Na Argentina: Barra-Bravas. No leste da Europa: Ultras. E na Inglaterra, onde viraram um problema público ao ponto da Uefa ter que banir clubes ingleses de competições europeias por um período, recebem a denominação de Hooligans. O que todos esses grupos têm em comum? Usar o futebol como pretexto para combates urbanos. Em Green Street Hooligans mergulhamos no submundo da GSE, uma torcida fictícia do centenário clube londrino West Ham United, que tenta recuperar “glórias” anteriores, e voltar a ser a mais temida da Inglaterra. Bom filme britânico, sem esteriótipos exacerbados, mas que foi bastante criticado por uma certa tendência a romantização da violência.

 

#8 Maldito Futebol Clube

 

Maldito Futebol Clube

As relações entre técnico e time nem sem sempre são fáceis, né? Quando a boleirada não leva fé no professor… hummm, fica difícil tocar o projeto. (Luxemburgo feelings). A situação acontece nas melhores famílias, ou melhor dizendo, com os melhores treinadores, este é o mote de ‘Maldito Futebol Clube’. De forma irreverente, o filme conta a polêmica passagem de Brian Lough em 1973 no Leeds United, maior time da Inglaterra da época. A atuação competente de Michael Sheen como o mítico técnico britânico, bicampeão europeu de clubes pelo modesto Nottinghan Forest no final dos anos 70, é o ponto de forte de uma película interessantíssima, que revela bastidores e entreveiros da complicada função de treinador.

 

#9 Offside – Fora de Jogo (Irã, 2007)

 

Se a paixão por futebol pudesse ser resumida em pouco mais de uma hora, o responsável por esse feito impossível curiosamente seria  de um país sem tradição nenhuma em grandes competições: o iraniano Jafar Panahi. Em 2007, o diretor conquistou o Urso de Prata do Festival de Berlim com o inesquecível ‘Offside’. De um forma inusitada e misturando um pouco de comédia e drama, o filme conta a história de um grupo de garotas barradas pelo exército iraniano numa partida de futebol em Teerã. Só que o evento em questão era mais que uma simples partida: o último jogo das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2006. No Irã, por motivos religiosos, é proibido que mulheres acompanhem jogos de homens no estádio, porém essa preciosidade persa prova que o amor pelo futebol e olhar crítico do cinema são maiores que qualquer censura. Offside mostra por que Panahi é o mais criativo do inventivo cinema iraniano.

 

 

 

 

 

 

#10 Pelé, eterno (Brasil, 2004)

 

fundo figurinha 2

1282 gols, 3 títulos mundiais com a seleção brasileira, 2 títulos mundiais e sul-americanos com o Santos e 60 taças levantadas em 20 anos de carreira. Por mais que o vocabulário português seja rico, faltam palavras para adjetivar o senhor, dono desse currículo “modesto” aí. Quando acontecer essa situação, sugiro que você insira no Dvd Player mais próximo o doc ‘Pelé, eterno’, do cineasta Aníbal Massaini Neto e desfrute da melhor seleção de jogadas do rei do futebol já reunidas numa mídia e de relatos de quem jogou e viu o Edson (Entende?) estraçalhar zagueiros. Perfeito para presentear aquele seu amigo hater (todo mundo tem um!) que insiste em passar vergonha em redes sociais afirmando que Pelé é uma farsa.

https://www.youtube.com/watch?v=PBlYBheDK-U

#10* Maradona by Kusturica (Espanha e França, 2009)

 

Maradona by Kusturica

O que acontece quando dois craques se juntam? Nasce uma bela jogada como o documentário Maradona, do premiado diretor sérvio Emir Kusturica (2 vezes vencedor da Palma de Ouro). Simplesmente, 90 minutos de um encontro intimista com o polêmico e amado Don Diego “El pibe de oro” Maradona e todos os seus aspectos humanos: virtudes, defeitos e contradições.  Vemos um ídolo desnudo falando de drogas, política, família e toda controvertida vida de atleta. Destaque para o relato sensacional do episódio da “Mão de Deus”,  segundo a visão do “el Diez”. Em 90 minutos, Kusturica mostra um personagem além do futebol, um anti-herói real de dar inveja a qualquer roteirista das mais criativas ficções. Obra imperdível para quem curte um bom documentário.

 

 

 

 

 

 

 

#11 O segredo dos seus olhos (Argentina, 2011)

 

O segredo dos seus olhos

…E deixamos o melhor para o final. O segredo dos seus olhos é o craque da nossa seleção Cinem(ação) de filmes que envolvem futebol. Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010, a película faz jus ao título com um tenro e misterioso enredo de paixões desencontradas, assassinatos misteriosos e uma cena antológica no mistico estádio El Palácio do Club Atlético Huracán. Essa legítima obra de arte portenha conta a história do oficial de justiça aposentado Benjamin Esposito (Ricardo Darín) em processo de criação do primeiro livro: Um romance baseado num caso real de estupro, seguido de assassinato, não solucionado e ocorrido 25 anos antes. Em “O segredo dos seus olhos”, a paixão pelo futebol é uma das chaves para desvendar todo o mistério. Lindo, tocante e inesquecível, O segredo dos seus olhos é imponente como um dérbi.

Deixe seu comentário