9 Filmes que fazem querer viajar - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

9 Filmes que fazem querer viajar

Uma lista de 9 longas para assistir e ficar com vontade de fazer as malas e ir embora… pelo menos por um tempo!

 

Quem não gosta de viajar, bom sujeito não é. Tenho essa convicção, mesmo sabendo que, enquanto há aqueles que viajam menos, algumas pessoas deixam até de comprar bens duráveis para gastar em viagens.

Quando não se tem dinheiro para dar a volta ao mundo, ou quando apenas se está esperando o próximo voo, o cinema é uma das melhores formas de viajar sem sair do lugar. Não estou falando de “viajar a mundos fantásticos” ou “ir a lugares que não existem e a imaginação é capaz de criar”. Estou falando de realmente viajar a cidades e países incríveis, cidades bonitas e ambientes agradáveis por meio de filmes.

Confira abaixo uma lista de filmes que dão vontade de viajar – e também satisfazem um pouco da vontade de colocar a mochila nas costas e sair por aí. Se você sentir falta de algum filme, comente qual ficou faltando – e eu farei uma segunda lista!

 

Copenhagen-04

Copenhagen:

O filme que me inspirou a escrever este texto, Copenhagen tem sutileza, naturalidade e personagens carismáticos… e ainda faz qualquer um desejar andar de bicicleta pela charmosa capital da Dinamarca. Prepare o bolso, porque os especialistas de viagem são claros: os países nórdicos são bem caros!

 

Latitudes-filme-Alice-Braga-Daniel-Oliveira

Latitudes:

Um café em Buenos Aires, um hotel antigo em Veneza e uma praça em algum lugar da Europa são apenas alguns exemplos de belas paisagens que permeiam as desventuras amorosas dos personagens de Alice Braga e Daniel de Oliveira. O longa, que fez parte de um projeto transmídia, além de sentimental, faz qualquer um desejar aproveitar uma bela viagem por pequenos ambientes e paisagens acolhedoras.

 

Diarios-de-motocicleta

Diários de Motocicleta:

Conforme citado pelo Henrique no podcast sobre expectativas dos filmes, o longa de Walter Salles mostra a viagem como um processo capaz de mudar vidas. Preocupado em contar a trajetória de formação de Che Guevara, o longa percorre estradas da América Latina e se volta não apenas às paisagens, mas às pessoas que nelas (e delas) vivem.

 

AntesdoPordoSol_EthanHawke_JulieDelpy

Antes do Amanhecer/ Antes do Pôr-do-Sol / Antes da Meia-Noite:

De Viena, na Áustria, passando por Paris, França, até um terceiro capítulo na Messênia, região da Grécia, a trilogia do diretor Richard Linklater estrelada por Ethan Hawke e Julie Delpy é praticamente um convite romântico para três lugares dos mais incríveis da Europa. O jeito é ver os filmes e colocar estas cidades na lista do próximo mochilão.

 

Transamerica-Duncan-Tucker-Felicity-Jones-Kevin-Zegers

Transamérica:

Road movies são sempre convites a boas viagens. No caso deste longa, é também um convite à aceitação da diversidade. As duas coisas, por mais distintas que pareçam, são muito conectadas. Uma pessoa só é capaz de respeitar o outro como diferente quando aceita a si mesma como ela é. E uma das melhores formas de compreender a si mesmo – e se encontrar – é se perdendo nos caminhos externos. Afinal, é quando vamos para fora – fora de casa, fora do país, fora da zona de conforto – que podemos olhar para dentro. Muito complexo? Assista a mais road movies!

 

nanaturezaselvagem

Na Natureza Selvagem:

Com uma visão um pouco negativa da viagem e da fuga dos problemas, esta história baseada em fatos conta a história de Christopher McCandless (vivido por Emile Hirsch) em um filme dirigido por Sean Penn. Ainda que triste e pensativo, o filme dá uma baita vontade de pegar uma mochila e sair por aí… pena que o Alasca fica meio longe!

 

TheTrip_00

Uma Viagem Excêntrica:

Uma produção interessante e excêntrica – com o perdão do trocadilho. Mistura o interior da Inglaterra com gastronomia fina e humor refinado – e devidamente britânico. Na trama, os atores vivem praticamente a si mesmos e vivem seus dramas enquanto fazem uma viagem quase “forçada”, já que um deles pensava que faria a viagem com a namorada, antes de ser dispensado por ela e se ver na necessidade de levar o melhor amigo no lugar. O longa ganhou uma continuação que se passa na Itália – e que eu não assisti.

 

De-Caso-Com-o-Acaso-Gwyneth-Paltrow-John-Hannah

De Caso com o Acaso

Embora não seja das melhores opções de comédia romântica, o longa de título original “Sliding Doors” se passa em Londres e explora diversas paisagens da cidade. Protagonizado pela americana Gwyneth Paltrow – que imita o sotaque britânico muito bem! – o longa compensa sua trama açucarada e cheia de furos despertando no espectador uma vontade muito grande de visitar a capital do Reino Unido.

Um-lugar-chamado-notting-hill_hugh-grant-julia-roberts

Um Lugar Chamado Notting Hill:

Quando o assunto é Londres, não há filme melhor que o clássico – e excelente – Um Lugar Chamado Notting Hill, longa que carrega em seu título um dos bairros mais charmosos de toda a Europa. O filme tem Hugh Grant e Julia Roberts no ápice do sucesso de suas carreiras – e do gênero da comédia romântica –  nesta trama que já foi reprisada mil vezes por diversos canais de TV.

Deixe seu comentário