Documentário "road movie" brasileiro compete por prêmio no Texas - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Documentário “road movie” brasileiro compete por prêmio no Texas

Em meio a uma boa safra de filmes brasileiros no circuito internacional de festivais, surge um documentário que promete conquistar a crítica: “Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil” (The Space In Between – Marina Abramović and Brazil). Com direção de Marco Del Fiol, o documentário terá première mundial no mais inovador dos festivais norte-americanos, o SXSW 2016 – South By Southwest. Realizado em Austin (Texas) de 11 a 20 de março, o evento reúne filmes, música e tecnologia, atraindo participantes como o ex-vice-presidente americano Al Gore, a artista Yoko Ono, o cineasta Wes Anderson e a cantora e atriz Lady Gaga.

O filme será exibido na mostra “Documentary Feature Competition”, sendo o único título não americano entre os 10 selecionados para a categoria, em um ano com exatos 1013 documentários inscritos no festival.

Inteiramente captado e produzido por aqui entre 2012 e 2015, “Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil” é mais um fruto da parceria da artista sérvia com a produtora Casa Redonda, que também assinou a produção da exposição Terra Comunal – Marina Abramović + MAI, realizada no ano passado no Sesc Pompeia, em São Paulo.

O doc apresenta Abramović em uma jornada pelo Brasil em busca do que ela chama de “pessoas e locais de poder” e das conexões entre arte e espiritualidade. Mix de road movie e thriller espiritual, ele revela a pesquisa da artista sobre rituais sagrados e comunidades espirituais, em meio à exuberância da natureza brasileira.

Com mais de seis mil quilômetros percorridos pela equipe de filmagem ao redos do país, acompanhando Abramović pelas experiências de cura e cirurgias realizadas pelo médium João de Deus, o filme retrata cerimônias e incorporações do Vale do Amanhecer, no Distrito Federal, a força do sincretismo religioso de Salvador, rituais de ayahuasca na Chapada Diamantina (BA) e processos xamânicos em Curitiba (PR). A jornada externa dispara em Abramović uma outra viagem, interna e pessoal, por lembranças, dores e aprendizados. O público segue de perto as vivências da artista, suas emoções e transformações ao longo do processo.

Primeiro longa-metragem do diretor, “Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil” é o resultado de mais de 15 anos de experiência de Marco Del Fiol na realização de documentários sobre artistas, tendo em sua filmografia premiados médias-metragens e programas de TV sobre grandes representantes da arte contemporânea brasileira e internacional, como Marepe, Olafur Eliasson e Isaac Julien.

Com distribuição da Elo Company, também distribuidora do indicado ao Oscar “O Menino e o Mundo”, o documentário chega em maio às salas brasileiras.

Deixe seu comentário