Documentário "A Noite Escura da Alma" mostra efeitos da Ditadura Militar no estado da Bahia - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Nacional

Documentário “A Noite Escura da Alma” mostra efeitos da Ditadura Militar no estado da Bahia

O diretor Henrique Dantas apresenta um recorte de um piores momentos da história do Brasil no doc “A Noite Escura da Alma”, novo filme do cineasta baiano. Ele retrata o período da ditadura militar ocorrida na Bahia, mesclando a linguagem de documentário a performances artísticas, com depoimentos de importantes personalidades, que remontam estes tempos de violência e dor. Selecionado para a 19ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, o longa também será exibido no Festival do Cinema Baiano 6 (FECIBA 2016), que acontece em Juazeiro, Feira de Santana e Itabuna, entre os meses de abril e junho deste ano.

Antes de “A Noite Escura da Alma”, Henrique Dantas pesquisou, gravou e montou um documentário sobre o cineasta Olney São Paulo, intitulado “Ser Tão Cinza”, que lhe serviu de base e o fez perceber quanto o regime militar não tinha cores.

O novo documentário traz depoimentos do atual Ministro da Cultura, Juca Ferreira, da cineasta Lúcia Murat, do ex-Deputado Federal pela Bahia Emiliano José, do juiz Theodomiro dos Santos, condenado à pena de morte durante os anos do regime militar, do antropólogo e professor universitário Renato da Silveira, e de outros que revelaram de como sobreviveram à ditadura militar. Grande parte das entrevistas foi gravada no Forte do Barbalho, em Salvador, o maior centro de tortura da Bahia na época (hoje, importante centro de formação cultural) e traz relatos de prisões, perseguições e torturas vividas por esses personagens. Outros depoimentos foram gravados no Rio, em Minas e em Pernambuco. O documentário é, principalmente, sobre a resistência e sobrevivência aos tempos ruins.

THE SOUL’S DARK NIGHT_TRAILER from Hamaca Filmes on Vimeo.

Deixe seu comentário