Cadê Johnny Depp?
Artigo

Cadê Johnny Depp?

Astro adorado por muitos cinéfilos, não é de hoje que muitos se perguntam onde estão escondidos os velhos talentos do nosso querido ator. Cadê os filmes de grande sucesso em que Depp sempre atuava? O fato é que os últimos filmes em que Depp tem atuado não estão gerando tanto sucesso quanto antigamente. Será o início de uma decadência? Um sinal de uma breve aposentadoria? Uma má sorte no meio do caminho?

Desde que ficou famoso no seriado “Anjos da Lei” (21 Jump Street, 1987), Depp atuou em grandes papéis do cinema. Sua grande estréia nas telonas foi em sua primeira (de muitas) parceria com Tim Burton, no filme “Edward Mãos-de-Tesoura” (Edward Scissorhands, 1990), quando Depp tinha 27 anos. Após protagonizar Edward, muitos outros filmes de sucesso vieram a fazer presença na carreira do ator, como “Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador” (What’s Eating Gilbert Grape, 1993) onde Depp atua ao lado de um Leonardo DiCaprio de apenas 19 anos, “Ed Wood” (Ed Wood, 1994), também dirigido por Tim Burton, e “Don Juan DeMarco” (Don Juan DeMarco, 1995).

depp 3

Em 1997, Depp foi roteirista e diretor do filme “O Bravo” (The Brave), indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes na França, porém sem muito sucesso. Em 1999, Depp atuou em mais um filme glorioso dirigido por Tim Burton: “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça” (Sleepy Hollow). Esse filme venceu o Oscar de Melhor Direção de Arte. Em 2000, “Chocolate” (Chocolat) também foi um forte sucesso, sendo indicado ao Oscar de melhor filme. Depp interpretou o par romântico de Juliette Binoche.

Mas foi em 2003 quando Johnny Depp ficou de fato conhecido mundialmente e foi indicado pela primeira vez ao Oscar de Melhor Ator. Seu papel como Jack Sparrow em “Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra” (Pirates of the Caribbean: The Curse of The Black Pearl) foi o auge de sua carreira. Além da indicação, Depp venceu três outros prêmios do cinema. Em 2004 outra atuação de Depp o levou a sua segunda indicação ao Oscar de Melhor Ator, com o filme “Em Busca da Terra do Nunca” (Finding Neverland).

depp 1

Outras parcerias com Tim Burton foram bastante elogiadas, como “A Noiva Cadáver”(Corpse Bride, 2005), “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (Charlie and the Chocolate Factory, 2005) e “Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” (Sweeny Todd: The Demon Barber of Fleet Street, 2007) que o levou a sua terceira indicação ao Oscar de Melhor Ator.

depp 2

Após as duas continuações de “Piratas do Caribe”, podemos sentir uma queda na carreira de Depp. Em 2009 ele estrelou no filme “Inimigos Públicos” (Public Enemies) que dividiu as críticas entre boas e ruins. Em 2010 outra parceria com Tim Burton chama atenção da mídia, com o filme “Alice no País das Maravilhas” (Alice in Wonderland).

Johnny Depp, Tim Burton

Nos filmes “O Diário de um Jornalista Bêbado” (The Rum Diary, 2011), “Sombras da Noite” (Dark Shadows, 2012) e “O Cavaleiro Solitário” (The Lone Ranger, 2014) pode-se observar claramente o sumiço de Depp. Os filmes não renderam fama e as críticas negativas em torno de Depp começaram a surgir. Em “Caminhos da Floresta” (Into the Woods, 2014) a sua pequena participação deixou a desejar.

E aí Depp, o que houve? Será essa somente uma fase negra na carreira, ou será que veio para ficar? Será isso uma má sorte na escolha dos filmes ou uma conseqüência de sua atuação? Nunca duvidei da atuação de Depp. Mas os últimos filmes realmente foram decepcionantes.

Para saber mais, devemos aguardar o futuro. As continuações de “Piratas do Caribe” e “Alice no País das Maravilhas” estão por vir e podem mudar o rumo para onde as coisas estão indo. Eu verdadeiramente desejo que Depp volte a estrelar em filmes de grande sucesso de bilheterias. Então estou aqui torcendo!

Deixe seu comentário