Ex Machina - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Trailers

Ex Machina

Não sei exatamente o motivo, mas ficção científica me chama muito atenção. E recentemente, em janeiro deste ano, foi lançado no Reino Unido o filme “Ex MACHINA” (com lançamento para 10/04 deste ano nos E.U.A, e lançamento no Brasil ainda sem data), um filme do mencionado gênero cinematográfico que fala sobre inteligência artificial, um tema que gerou filmes muito interessantes até hoje, como “Blade Runner – O Caçador de Andróides” e “I.A. – Inteligência Artificial“.

O filme conta a história do programador Caleb (interpretado por Domhnall Gleeson, aquele que fez o papel de “cunhado mais velho” de Harry Potter, Bill Weasley, nos filmes “Harry Potter e as Relíquias da morte I e II“), vencedor de um concurso interno de sua empresa cujo prêmio é uma visita ao recluso diretor da empresa, Nathan Bateman (papel feito por Oscar Isaac, o ator que fará o papel de “Apocalipse” em “X-mem: Apocalipse a ser lançado em 2016). Ao chegar na estranha morada isolada do empresário, Caleb conhece Ava (papel de Alicia Vinkander, uma atriz Sueca em acensão, atualmente namorada de Michael Fassbender, o Magneto de “X-Men Primeira Classe”), uma androide sedutora. Porém Nathan tem planos para ela, que é tratada apenas como uma máquina, não como um ser com consciência humana, o que traz sérios problemas para os personagens, afinal, nada mais humano que a sobrevivência…

Tema comum, já explorado de formas diferentes nos filmes que mencionei. Porém este filme parece ter mais cenas de diálogos e a exploração dos sentimentos entro da relação entre apenas 3 atores, o que pode gerar um andamento diferente à trama. Além disso, o título “Ex machina” acaba remetendo ao termo “Deus ex machina” que segundo o Wikipedia, “é uma expressão latina com origens gregas ἀπὸ μηχανῆς θεός (apò mēkhanḗs theós), que significa literalmente “Deus surgido da máquina”, e é utilizada para indicar uma solução inesperada, improvável e mirabolante para terminar uma obra ficcional.”

Não espero uma obra prima, mas tudo indica um bom filme para se recomendar. Seguem abaixo 2 trailers do filme:

Deixe seu comentário