As melhores canções do Oscar 2015 - Parte 1 - Everything is Awesome!!! - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema(song)

As melhores canções do Oscar 2015 – Parte 1 – Everything is Awesome!!!

Muitas vezes, músicas são importantes para marcar um filme. A música caracteriza uma cena, e portanto, ajuda a definir o filme, e a esta associação nos faz sempre lembrar tanto da música quanto da imagem. É um mecanismo interessante, pois nosso cérebro funciona à base de associações.

A “Academia de Artes e Ciências Cinematográficas” sabe da importância de canções em filmes, e todo ano indica 5 canções que apareceram em filmes do ano anterior para escolher a melhor delas. O Cinem(ação) também sabendo da importância de músicas para o cinema, criou a seção Cinema(song). Então já era o momento de associar estes dois importantes grupos relacionados com cinema (atenção direção! se nós mesmos não nos valorizarmos, quem vai?). Sendo assim, segue uma série de publicações sobre as canções indicadas ao prêmio de “melhor canção” do Oscar.

Começando por “Everything is Awesome!!!” (cantada por Tegan e Sara com participação de The Lonely Island) caracterizada por ser uma música… estridente. Tegan Quin e Sara Quin são duas irmãs gêmeas idênticas, canadenses, que cantam música indie e o trio “The Lonely Island”, formado por Akiva Shaffer, Jorma Taccone e Andy Samberg canta hip hop homorístico. Estilos musicais um pouco diferentes, e com pouca fama aqui no Brasil (assim como quase todos os cantores do show do Oscar). Mas se analisarmos a proposta do filme, a escolha dos cantores e da canção foi correta.

Tenho a sensação de que a Academia gosta de músicas que emocionam, que tenham uma mensagem, e… bem… pode até existir uma mensagem para alguém neste filme, mas este alguém deve ter uns 6 ou 7 anos. Aliás seguindo esta linha de raciocínio poderíamos questionar a presença desta música entre os 5 indicados.

O clip da música é uma animação de lego, montada por uma criança de 6 anos, misturada com cenas do próprio filme. Nada mais apropriado. Por fim, é uma música bonitinha, mas se tivesse levado o prêmio, provavelmente iria gerar polêmica. Segue agora o clipe.

 

Deixe seu comentário