Tarja Branca: A revolução que faltava
Artigo

Tarja Branca: A revolução que faltava

Tarja Branca - Foto 3

O documentário “Tarja Branca” (2014) trata do mundo lúdico. Ora, o que seria isso? De acordo com o dicionário, “lúdico é uma forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. O intuito é educar e ensinar, se divertindo e interagindo com os outros.” Pois bem, as ditas “atividades lúdicas” muitas vezes estão associadas à infância, mas será que só podemos brincar quando somos crianças? Quem não conhece um ou outro senhor(a) que apesar da idade avançada permanece jovem eternamente? Qual será o sentido que a vida assume para estas pessoas?

Tarja Branca - Foto 5
Tarja Branca - Foto 1

Quando andamos em grandes metrópoles vimos uma cidade séria, sem muitas cores, sem muitas alegrias. Engravatados andam de um lado para o outro em seus celulares, conectados com o mundo, redes sociais, vídeos, blogs, informações que não param de chegar. Quando você era criança, este era o estilo de vida que pensava em levar? Desde quando se estabeleceu que a cor oficial das cidades é cinza? Desde quando se assumiu que negócios importantes devem acontecer dentro de um escritório fechado?

Tarja Branca - Foto 4

As perguntas que trago neste texto foram, em grande parte, instigadas por este curioso documentário. Cacau Rhoden, diretor do longa-metragem, já afirmou em entrevista para O Globo que “a brincadeira é uma coisa muito séria”, então por que será que ainda não a vemos assim? Pesquisas científicas de diversas universidades ao redor do mundo já comprovaram que através de brincadeiras o indivíduo compreende o mundo, relaciona-se, discute regras, compreende e reelabora valores, crenças, objetivos de vida e outras coisas.

Tarja Branca - Foto 2

          A Tarja Branca é exatamente isso, serve para todos. Não importa sua idade, cultura ou classe social, todos nós já fomos criança uma vez e talvez devêssemos voltar a observá-la, para que possamos continuar a aprender coisas novas. Este é, sem dúvida, mais um documentário brasileiro muito bem feito, com ideias consistentes e pontos de vista diferentes que garantem uma importante pluralidade de perspectivas.

E aí, do que vamos brincar hoje?

Aproveite para conferir o trailer!

Deixe seu comentário