Crítica: Orgulho de ser brasileiro
4 Claquetes

Crítica: Orgulho de ser brasileiro

[…] Gigante pela própria natureza,

És belo, és forte, impávido colosso,

E o teu futuro espelha essa grandeza.

Terra adorada,

Entre outras mil,

És tu, Brasil,

Ó pátria amada […]

Adalberto

“Você tem orgulho de ser brasileiro?” é com essa pergunta que o jornalista e diretor Adalberto Piotto começa a sua entrevista com personalidades nacionalmente conhecidas (ou não), no documentário “Orgulho de ser brasileiro” (2013). A pergunta é proposital, dentro de um documentário que busca debater as diferentes visões que os brasileiros podem ter deste país que desperta amor e ódio ao mesmo tempo.

Quais seriam os motivos de orgulho? Quais seriam os motivos de vergonha? Apesar de o longa-metragem abordar de maneira eficiente os diferentes pontos de vista, senti falta de se ampliar o debate proposto. Já está disseminado na cultura popular reclamar dos políticos, dos mensalões e das roubalheiras; assim como também já estamos acostumados a ouvir elogios sobre o futebol, as praias, o clima e a alegria do povo. Porém, para além destas questões, acredito que seria interessante buscar a origem de tais levantamentos. Creio que o documentário é interessante e muito bem feito, contudo, senti falta em sair do tão confortável senso comum.

Romero Britto

Ao todo foram 16 entrevistados, destacando figuras icônicas como: Romero Britto, Fernando Henrique Cardoso, Carlos Alberto Parreira, Gerald Thomas e Marina Silva. Entre as opiniões de médicos, bispos, músicos, geneticistas, artistas, corretores de imóveis, sociólogos, dramaturgos e ativistas sociais, o documentário vai se construindo, tentando delinear a forma e a expansão do patriotismo brasileiro.

ROMANO2

Como de costume, este documentário me levou a questionar sobre a minha opinião e posição enquanto cidadão deste imenso país. Continuo afirmando categoricamente para todos que conheço que, apesar de já ter viajado pelo Brasil, sinto que ainda não o conheço verdadeiramente. Certa vez conheci um colombiano que dizia: “o Brasil não é um país, é um continente”. Pois bem, como posso conhecer a fundo tamanha extensão?

FERREZ

A ex-senadora e ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, trouxe alguns dados importantes sobre a atual realidade brasileira e o ativista social e escritor, Ferréz, conseguiu demonstrar claramente, apesar de breve, o ponto de vista da periferia brasileira, ainda muito esquecida e negligenciada. Levando-nos a pensar que talvez não tenhamos apenas um Brasil, mas vários.

Por isso, o que acontece quando viajar para fora do país se torna mais importante do que ter contato com a cultura nacional? O que acontece quando os jovens não se identificam como brasileiros e não se apropriam dos conceitos tradicionalmente criados pela cultura? Você conhece o Brasil? Tem orgulho de ser brasileiro? Aproveite este documentário para refletir sobre estas e outras questões.

Nota Final: 4 estrelas!

Deixe seu comentário