Stan Lee completa 92 anos - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

Stan Lee completa 92 anos

por Rodrigo Stucchi

O criador da Marvel Comics e maior responsável por super-heróis como Homem-Aranha, X-Men, Quarteto Fantástico e todos os Vingadores, completou no último dia 28 de dezembro 92 anos de idade! Nascido em Nova York em 1922, Stanley Martin Lieber é escritor, editor, publicitário, produtor e empresário. Criou, a partir do início dos anos 1960, um novo conceito de super-heróis, muito mais complexos e problemáticos, dando ao gênero um tom mais “humano” e “verídico”, na contramão da principal editora de HQs da época, DC Comics, detentora dos direitos de personagens famosos como Superman, Batman e Mulher-Maravilha.

Stan Lee 2

Suas criações, em parceria com outros importantes nomes dos quadrinhos americanos (especialmente os desenhistas Jack Kirby, Steve Ditko e John Romita), ganharam o mundo. Porém, foi a partir de uma tragédia que essas verdadeiras fontes de inspiração saltaram das páginas das revistinhas e ganharam a telona. Falida, a Marvel vendeu os direitos de exibição de alguns de seus maiores personagens a grandes produtoras de cinema. Foi o caso dos X-Men (lançado em 2000), Homem Aranha (2002) e Quarteto Fantástico (2005).

A fama de Stan Lee voltou a crescer junto com o grande sucesso dos longas. Sua aparições especiais nos filmes viraram marca registrada. Para aproveitar o triunfo alcançado por Warner e Sony, Stan Lee resolveu criar a Marvel Studios, um estúdio de televisão e do cinema e uma subsidiária da Marvel Comics, responsável por produzir filmes, desenhos animados e séries. O estúdio pertence a Walt Disney Company, e sendo parte do conglomerado Disney, a Marvel Studios trabalha em conjunto com a Walt Disney Studios para distribuição e marketing.

Stan Lee 3

Para tanto, claro que a companhia só pôde usar os personagens que restaram, que não foram vendidos. Sem problemas! Afinal, num universo de mais de três mil, não foi difícil encontrar outros que rapidamente caíram no gosto do público.

Sua primeira super produção foi Homem de Ferro (2008). A Marvel estava tão confiante no sucesso do longa que a cena pós-créditos já entregou o “projeto Vingadores” no maior estilo, apresentando Samuel L. Jackson como Nick Fury! Os filmes da Marvel Studios não só tiraram a empresa do buraco como estabeleceu novos rumos ao negócio que já dura mais de 50 anos. Por mais incrível que pareça, tais rumos podem acabar com os personagens nas HQs e deixá-los vivos somente nas telas, pequenas ou grandes.

Stan Lee 4

Por ora, Stan Lee merece nossos parabéns e respeito. Afinal, após tanta produções gigantescas sob o seu chapéu no universo cinematográfico, a Equipe do Cinem(ação) tem mais é que desejar muitas felicidades e muitos anos de vida ao grande responsável por uma parte bem significativa de posts deste site. Stan Lee, obrigado por usar seu super poder de entender as pessoas e retratá-las como os super-heróis que, de fato, são, por tantos anos! E que venham os próximos filmes…

Deixe seu comentário