O trailer de "Knight of Cups" e os trailers dos dias de hoje
Artigo

O trailer de “Knight of Cups” e os trailers dos dias de hoje

O novo trailer de “Knight of Cups“, novo filme de Terrence Malick, é bastante provocativo para o momento que vivemos no cinema. Talvez este seja um dos objetivos do diretor, ou talvez o trailer seja apenas reflexo de um comportamento diferente.

Explico-me.

Ao ver o vídeo, o espectador fica sem entender realmente o que vai ocorrer no filme. Ele sente algo, compreende que tipo de longa metragem o aguarda, mas não se informa, necessariamente, sobre a trama. E isso é bom.

Oras. Terrence Malick é um diretor bastante ortodoxo para os padrões de Hollywood. Até Woody Allen dá mais entrevistas e fala mais sobre seus filmes. Enquanto Allen é apenas um diretor mais resguardado, mas faz filmes que conversam diretamente com as pessoas, Malick produz obras de arte bastante complexas, que não chegam a atingir muitas pessoas.

É até compreensível que pessoas critiquem Malick. Afinal, ele é quase como um pintor de arte abstrata: há quem pense que ele apenas joga pincéis de tinta em um quadro branco, sem objetivos realmente claros. Fosse assim verdadeiramente, não creio que teria vencido uma Palma de Ouro.

Mas divago.

O fato é que o trailer de “Knight of Cups” é genial por si só e coloca o dedo na ferida: não conta detalhes da trama. Afinal, quem disse que um trailer precisa contar que “historinha” será vista no longa? Este não é o objetivo do trailer: a ideia é que ele instigue as pessoas a assistirem ao longa. Um bom trailer precisa provocar o espectador, fazê-lo sentir um pouco do que será sentido ao longo do filme completo.
É uma pena que as pessoas tenham se acostumado tanto a ver todas as explosões de um filme de ação já no trailer. É uma pena que as melhores piadas da comédia estejam no teaser. É uma pena que existam vídeos que mostrem praticamente toda a história que será acompanhada ao longo da projeção.

Que venham mais trailers como este.

Deixe seu comentário