O ataque hacker à Sony é mais sério do que você pensa
Artigo

O ataque hacker à Sony é mais sério do que você pensa

A esta altura, todos já devem estar sabendo do ataque hacker feito contra a Sony Pictures, que lançaria o filme “A Entrevista” no dia 25 de Dezembro. A comédia de Seth Rogen, que teve seu lançamento cancelado, se passa na Coreia do Norte e mostra a tentativa de matar o ditador Kim Jong-Un. Para compreender mais, o site Cinema Com Rapadura fez um ótimo compilado de notícias sobre tudo isso.

A invasão de privacidade, as ameaças dos hackers (agora confirmados pelo FBI como realmente norte-coreanos), e o cancelamento da estreia do filme provam que não se trata de apenas uma das “piadas” que o mundo viu o ditador norte-coreano protagonizar: é algo sério e que acende debates importantíssimos do mundo atual.

Neste momento, a crise da Sony envolve o FBI, a CIA, e já teve até resposta de Obama, que prometeu que o ataque terá uma “resposta à altura”, sem dar detalhes do que os EUA farão em relação a isso.

A situação é completamente sem precedentes. Nunca houve nada parecido antes. Pela primeira vez uma empresa é completamente afetada por invasão de malware.

É claro que, para brasileiros, americanos e cidadãos que vivem em uma democracia, qualquer filme pode ser produzido e exibido: e quem já viu as críticas e sátiras de filmes como “Team America” e séries como “South Park”, sabe que esse tipo de crítica não é nada raro nas produções. No entanto, parece que o filme “A Entrevista” conseguiu irritar os poderosos do país mais fechado do mundo.

Na Coreia do Norte, tal qual em diversos outros países, o conceito de liberdade de expressão não existe: proibir criações, impedir atitudes e mandar nos cidadãos é totalmente natural, e certamente com base nisso o grupo de hackers atua na tentativa de oprimir a Sony e os Estados Unidos.

O fato é que podemos estar presenciando um acontecimento importantíssimo na história do cinema: afinal, um filme está sendo responsável por problemas diplomáticos entre países, gerando um problema de invasão de privacidade de uma empresa, causando problemas internos.. que podem levar a empresa até mesmo à falência, em último caso.

Deixe seu comentário