Conheça o documentário "Remoção"
Cinema Nacional

Conheça o documentário “Remoção”

O documentário brasileiro “Remoção” conta o processo de remoção das favelas da Zona Sul do Rio de Janeiro nas décadas de 1960 e 1970. Dirigido e roteirizado por Luiz Antonio Pilar e Anderson Quack, o filme venceu a mostra competitiva de longa metragem documental do RECINE 2013 (Festival Internacional de Cinema de Arquivo).

Através de depoimentos, o longa mostra o processo de remoção das favelas, e que deram origem à primeira experiência de criação de conjuntos habitacionais. Os diretores viveram esse processo e buscam mostrar ao público como tudo aconteceu. Enquanto que para Anderson Quack foi uma experiência negativa, já que ele foi quase “jogado” na Cidade de Deus, para a família de Luiz Antonio Pilar foi algo bom: a oportunidade de conquistar casa própria.

Foi por meio da tentativa de entender este processo que os dois cineastas buscaram fazer o documentário. Entre as favelas removidas mostradas no longa, estão o Parque Proletário da Gávea, Praia do Pinto, Ilha das Dragas e Morro da Catacumba, entre outras, que deram origem a conjuntos habitacionais como Vila Kennedy, Vila Aliança, Cidade de Deus, Cidade Alta e Cruzada São Sebastião.

O filme tem cerca de 60 entrevistados: moradores removidos, professores, mestres e doutores sobre o tema, além de mentores e executores do projeto, da forma mais imparcial possível. Há também imagens das remoções e de uma propaganda eleitoral mostrando os benefícios do processo. Para contrapôr, o documentário também exibe testemunhos de pessoas que foram tiradas à força e levadas para locais com mais problemas do que onde viviam antes.

Segundo um dos diretores, a cidade do Rio de Janeiro não está se remodelando, mas apenas repetindo o processo de remoções compulsórias de tantos anos atrás, que expulsa o pobre dos centros urbanos.

Remoção_cartaz_poster

Deixe seu comentário