Assista a versão de João e Maria dirigida por Tim Burton
Artigo

João e Maria por Tim Burton

“Hansel and Gretel” ou João e Maria na versão da história em português é um conto que passa por gerações e ganhou notoriedade na escrita dos irmãos Grimm (que também teve um conto nos cinemas recentemente, A Bela Adormecida). No conto original João e Maria são irmãos que são filhos de um pobre lenhador, e que por conta de um acidente doméstico a madrasta dos irmãos acaba punindo-os e os mandando eles colherem amoras na floresta. Enquanto eles iam para a floresta, eles iam jogando migalhas de pão para não se perder. Quando vão voltar para a casa as migalhas foram comidas pelos pássaros e acabam se perdendo. Querendo achar o caminho de volta pra casa João acaba achando uma casa feita de doces e chama Maria,com fome, eles começam a comer as guloseimas da casa quando aparece uma velha (bruxa) e chama eles para entrar.

Porém, as crianças descobrem o plano da bruxa e enganam-na atirando-a para dentro do próprio forno. Assim, livres, joão e maria são encontrados pelo pai, cuja mulher tinha morrido, e voltam para casa levando consigo o dinheiro que estava dentro da foice da bruxa que é o tanto suficiente para o resto de suas vidas . E depois quando adultos saem a procura de bruxas para fazer vingança .

Babies in the wood

Como é um conto curto os estúdios Disney nunca se propuseram a fazer um filme de animação sobre a história.Em 1932 a aventura dos irmãos ganhou uma adaptação como um episódio de uma série de curtas metragens chamado Silly Simphonies. O episódio ganhou o nome de “Babes in the wood” (Crianças na Floresta).

Em 2013 estreou o filme João e Maria – Caçadores de Bruxas, filme de terror e fantasia dirigido por Tommy Wirkola e estrelado por Jeremy Renner (Vingadores) e Gemmar Arterton (Fúria de Titãs).

Agora o que pouca gente sabia ou se lembrava e que foi notícia na mídia ontem é que existe uma versão do conto dirigido por Tim Burton, que na época tinha apenas 24 anos e trabalhava como animador na Disney. O curta-metragem foi produzido para a televisão tendo sido exibido apenas uma vez na noite de Halloween, no dia 31 de outubro de 1983 no canal Disney Channel.

João e Maria - Tim Burton

O filme foi filmado em 16MM comum na época e teve um orçamento de cento e dezesseis mil dólares. O elenco utilizado é formado totalmente por atores e atrizes japoneses e temos a narração do ator Vincent Price. Aliás o último filme de Vincent Price foi “Edward Mãos de Tesoura” também dirigido por Burton.

O diretor tem ainda grandes filmes pela Disney, como uma versão psicodélica de Alice no País das Maravilhas, o conto de amor sinistro “A Noiva Cadáver” e um dos contos de Natal mais lindo e bizarro de todos “O Estranho Mundo de Jack”.

Acima está o curta-metragem inteiro, assista e nos conte o que você achou.

 

Deixe seu comentário