MARVEL - Agents of Shield - Parte 1
Artigo

MARVEL – Agents of SHIELD – Parte 1

por Rodrigo Stucchi

Demorei, mas atendendo a pedidos, escrevo um “Guia de MARVEL – Agents of S.H.I.E.L.D” especialmente aos fãs deste universo que saiu dos quadrinhos para as telas de cinema, conquistando milhares em todo o mundo. Para quem não sabe, o canal pago Sony transmitiu para o Brasil a série “Agents os Shield”. Os episódios inéditos aconteciam nas noites de quinta-feira. O último episódio da primeira temporada passou no último dia 29 de maio. Por isso, posto somente agora. IMPORTANTE: Como diria Rafael Arinelli nos Podcasts Cinemação, “toca a sirene do spoiler”! Afinal, o texto traz informações que podem acabar com a surpresa de quem ainda não viu. Portanto, cuidado!

Dados os devidos esclarecimentos, a primeira parte desse Guia (que terá três no total) visa contextualizar a primeira temporada desse maravilhoso seriado que traz muitas informações importantes e complementares dos filmes da Marvel Studios.

shield2

SINOPSE OFICIAL: A trama se passa logo após a “Batalha por Nova York”, nome dado à guerra travada em “Os Vingadores” (2012) pelos próprios contra o exército alienígena Chitauri, comandado pelo asgariano Loki (Tom Hiddleston). O agente Phil Coulson (Clark Gregg) – cuja morte foi forjada por Nick Fury (Samuel L. Jackson) para unir os Vingadores – organiza um pequeno grupo de agentes para resolver casos que ainda não foram classificados. O time consiste do “correto” (coloquei as aspas por minha conta, mas logo você entenderá o motivo) agente Grant Ward (Brett Dalton), expert em combate e espionagem, da piloto e especialista em artes marciais agente Melinda May (Ming-Na Wen), dos cientistas brilhantes, mas introvertidos, agentes Leo Fitz (Iain De Caestecker) e Jemma Simmons (Elizabeth Henstridge), e da Skye (Chloe Bennet), uma talentosa hacker que passa a ser agente no decorrer do seriado.

shield3

A SÉRIE: Agents of Shield começou bem, caiu de produção e de audiência, se recuperou com episódios incríveis e terminou de forma épica. Deixou saudades e ansiedade para a nova temporada, já confirmada pela ABC, que detém os direitos de transmissão e distribui às outras emissoras. É importante ressaltar que o episódio “T.R.A.C.K.S.” (nº 13) foi o sinal que os fãs da Marvel queriam para colocar, definitivamente, a série em sua lista de “produções obrigatórias”. Até Stan Lee fez sua participação especial, da mesma forma que sempre aparece nos filmes da Marvel. Mas o ponto alto da série é estabelecer conexões com os filmes da Marvel Studios! Em “Yes Men” (nº 15) a guerreira asgariana Lady Sif (Jaimie Alexander), personagem dos filmes do Thor (Chris Hemsworth), vem para a Terra à procura de Lorelei, feiticeira que usava o poder da sedução contra seus inimigos. Em conversa com Coulson, ela explica que Lorelei escapou da prisão em Asgard durante o ataque dos Elfos Negros, ou seja, fazendo a conexão com “Thor 2: O Mundo Sombrio” (2013). Já em “Turn, Turn, Turn” (nº 17), os acontecimentos do episódio são simultâneos aos de “Capitão América 2: O Soldado Invernal” (2014), inclusive com alguns spoilers do filme no seriado! Assim como no filme, a série mostra a ascensão da Hydra, como ela se revela de dentro da Shield, além de citar as ações de Capitão América (Chris Evans) e de Nick Fury. Sem dúvida, o episódio mais sensacional!

Vale lembrar: Os filmes da Marvel Studios que são Homem de Ferro, Hulk, Capitão América, Thor e Os Vingadores. Homem Aranha e X-Men não são citados no programa, afinal, não são filmes da Marvel Studios. A Marvel Comics vendeu os direitos sobre esses heróis para a Sony Pictures e a 20th Century Fox, respectivamente. Outros filmes (claro, da Marvel Studios) poderão entrar no universo de Agents of Shield a partir da segunda temporada, como Guardiões da Galáxia (estreia dia 31 de julho de 2014), por exemplo.

shield4

COULSON VIVE: Este é o primeiro motivo pelo qual você tem que assistir Agents of Shield! Afinal, quem assistiu Os Vingadores, sabe que o agente Phil Coulson foi morto pelo vilão Loki! Em outras palavras, quem só vê os filmes não vai entender o motivo de Coulson estar vivo! Como aconteceu? Ele não era um simples agente comandado por Fury? Como agora ele é diretor da Shield, ou seja, como ele tem a mesma patente de Fury agora? São vários os questionamentos que posso resumir da seguinte maneira: Coulson é o personagem principal da série. Ele morreu, mas como vários personagens dos quadrinhos, voltou. Após 22 episódios, ou seja, 22 horas a mais de Universo Marvel, desta vez na telinha, o cara tinha que ganhar destaque! MAIS: são seis episódios, ou seis horas, de desdobramentos sobre a ascensão da Hydra e como a Shield deve agir (agora, secretamente) diante de tudo o que aconteceu em “Capitão América 2 – O Soldado Invernal”, com direito a aparições especiais de Maria Hill (Cobie Smulders) e Nick Fury, principalmente.

Pronto, série contextualizada! Na segunda parte, vamos abordar as perguntas que o último episódio deixou no ar para a segunda temporada. Aguarde e comente!

Deixe seu comentário