Livros do novo universo expandido de Star Wars
Artigo

Adeus ao clássico Universo Expandido de Guerra nas Estrelas

Ontem, 4 de maio, foi o #StarWarsDay, e o Cinem(ação) preparou esta matéria especial sobre essa galáxia muito, muito longe, que é muito maior do que apenas o visto nos filmes.

O Universo Expandido de Star Wars foi criado pelos fãs e entusiastas e se propagou por meio de livros, HQ`s e jogos de vídeo-game, mostrando o futuro e o passado longínquo do universo criado por George Lucas.

Após a estreia do filme Guerra nas Estrelas – Episódio VI – O Retorno de Jedi, em 1991 George Lucas autorizou a criação oficial do universo expandido, desde que as histórias se passassem após os eventos do Episódio VI, deixando os fãs ávidos para saber a continuação daquela saga. O que acontece com Luke, Leia e Han após vencerem Darth Vader, o Imperador Palpatine e a segunda estrela da morte?

Com isso o público ganhou uma das melhores trilogias referentes a Star Wars, não apenas por ser a primeira após a autorização de Lucas mas realmente por seu excelente enredo. A “Trilogia de Thrawn” escrita por Timothy Zahn, composta por “Heir to the Empire”, “Dark Force Rising” e “The Last Command”. A história se passa nove anos após O Retorno de Jedi e mostra que mesmo com o Imperador Palpatine morto o Império Galáctico ainda resiste e também os rebeldes por não ter um poder singularizado acaba sofrendo crises internas.

Star Wars - Trawn Trilogy

O ano de 1994 se focou na princesa Leia com duas obras, “The Truce of Bakura”, escrita por Kathy Tyers, e “The Courtship of Princess Leia”, escrito por Dave Wolverton. Mas o mesmo ano também presenteou os fãs com a trilogia “Jedi Academy Trilogy”, escrita por Kevin Anderson e que mostra os esforços de Luke Skywalker, o último Jedi e sua tentativa para recriar a Nova Ordem Jedi.

Os livros também serviram para apresentar novos personagens, como os vilões Almirante Daala e o alienígena e um dos maiores vilões após Darth Vader, almirante Thrawn. Mas nenhum personagem é mais querido do que a a assassina Mara Jade. Outrora uma personagem apresentada como vilã, ela acaba indo para o lado da luz e se casa com Luke Skywalker. Ainda sobre a família Skywalker, temos alguns livros dedicados aos filhos de Han e Leia, os gêmeos Jacen e Jaine e o caçula Anakin.

Mas tudo isso vai acabar. Tal qual a potência destruidora de planetas da Estrela da Morte, a Disney (proprietária da Lucasfilm) informou que só faz parte do cânone, ou seja, do Universo oficial, os seis filmes e a animação The Clone Wars. Para acompanhá-los, teremos o começo de um novo universo expandido, primeiramente através de alguns livros: “Star Wars: A New Dawn”  é um livro que serve de prólogo para a vindoura série de animação “Star Wars: Rebels” e foi escrito por John Jackson Miller e será lançado em 2 de setembro de 2014 nos Estados Unidos.

Os outros livros novos serão Star Wars: Tarkin (04/10/2014); Star Wars: Heir to the Jedi (janeiro de 2015) e Star Wars: Lords of the Sith (março de 2015).

Agora você já tem material suficiente para saber o que saber quando for assistir Star Wars – Episódio VII e também para procurar por todo o universo expandido, que deixará de ser oficial, mas não por isso suas histórias serão menos emblemáticas e divertidas.

Deixe seu comentário