A História da Pixar (The Pixar Story, 2007)
Dica de Filme

A História da Pixar (The Pixar Story, 2007)

por Rodrigo Stucchi

Sabe quando a gente está mudando de canal, despretensiosamente, pelos vários canais da TV paga quase que implorando para achar alguma coisa legal? Nem precisa ser tão legal, só algo que entretenha, que ajude a passar o tempo da maneira mais agradável possível. Pois é. Numa dessas, me deparei com “A História da Pixar” (The Pixar Story, 2007), um documentário incrível sobre o estúdio que introduziu o universo 3D nas animações e, consequentemente, contribuiu com o maior salto de qualidade nos efeitos especiais do cinema. Uau!

O documentário é excelente! Fala da Pixar desde antes de sua criação até seu último filme lançado até então. Trata-se de uma história impressionante, de vidas que deram duro mesmo, que sabem o que significa “vestir a camisa” e se doar de corpo e alma em prol de algo maior, gigante e extremamente importante. O filme fala sobre o sonho de três homens: um cientista criativo, Ed Catmull, um empresário visionário, Steve Jobs, e, principalmente, sobre um artista talentoso, Jonh Lasseter.

pixar3

Fala desde o início da carreira de Lasseter. Começando pela sua admissão na CarlArts, a melhor escola de animação dos Estados Unidos, fundado pela Disney, como foi trabalhar nos Estúdios Disney (1980), porque foi mandado embora de lá, como conseguiu dar a volta por cima e trabalhar na Lucasfilm (indicado por Ed Catmull), ganhar prêmios, revolucionar os efeitos visuais criando o Pixar Image Computer (o mais poderoso computador gráfico da época), qual era sua relação com Steve Jobs (que acreditou, incentivou e comprou a então divisão da Lucasfilm por 10 milhões de dólares, lançando, assim, a Pixar), dentre outros detalhes realmente impressionantes.

Chega de spoilers, certo? Só mais um detalhe: O documentário mostra os bastidores e como foi produzido cada um de seus sete primeiros sucessos na ordem: Toy Story (1995), Vida de Inseto (A Bug’s Life, 1998), Toy Story 2 (1999), Monstros SA (Monsters Inc, 2001), Procurando Nemo (Finding Nemo, 2003), Os Incríveis (The Incredibles, 2004) e Carros (Cars, 2006). É realmente inspirador! Vale lembrar que a Academy Awards premiou Procurando Nemo e Os Incríveis com o Oscar de Melhor Filme de Animação e deu um Oscar honorário a Toy Story. A Pixar Animation Studios ainda ganharia o Oscar mais cinco vezes (até hoje), com Ratatouille (2008), Wall-E (2009), Up (2010), Toy Story 3 (2011) e Valente (Brave, 2013).

pixar2

“A História da Pixar” é contada de forma narrativa pelos três acima citados, por outros produtores e diretores da Pixar e da Disney, além de grandes atores, como Tom Hanks (Woody na série Toy Story), Tim Allen (Buzz), Billy Crystal (Mike em Monstros S.A.), dentre outros. Foi indicado ao Emmy Awards e ao ACE Eddie Award. É dirigido por Leslie Iwerks. Por mais incrível que pareça, o documentário, não raramente, tem passado no Telecine Fun. Foi nesse canal que eu assisti da primeira vez e depois gravei. Me parece que, pelo menos até um tempo atrás, a HBO também passava.

Histórias inspiradoras são sempre bem vindas, não é verdade? Essa foi a minha dica de filme para esta semana. Espero que goste e comente. Até a próxima!

Deixe seu comentário