Documentário "O dia que durou 21 anos" encerra a 3ª edição do ciclo do Projeto Cine Bijou
Cinema Nacional

Documentário “O dia que durou 21 anos” encerra a 3ª edição do ciclo do Projeto Cine Bijou

A produção será apresentada no dia 30 de novembro, às 14h00; após a sessão, debate com o diretor, Camilo Tavares

O Projeto Cine Bijou – Cinema e Memória mostra, no encerramento da terceira edição do ciclo, o documentário “O dia que durou 21 anos”, de Camilo Tavares.  A sessão será no dia 30 de novembro, às 14h00, no Teatro Studio Heleny Guariba (antiga sala Sergio Cardoso do Cine Bijou), à Praça Roosevelt, 184, Consolação, São Paulo.  Logo após a exibição haverá um debate mediado com o próprio diretor do filme, Camilo Tavares.

O diretor aborda na produção a participação dos Estados Unidos no planejamento e na execução do golpe de Estado civil-militar de 1964. Camilo, nascido no exílio, é filho do jornalista Flávio Tavares – militante político detido pela ditadura, que deixou a prisão com o grupo de 15 ex-presos políticos trocados pelo embaixador americano Charles Elbrick, sequestrado no Rio de Janeiro em 1969. Seu nome é uma homenagem do pai ao padre e guerrilheiro colombiano Camilo Torres, morto em 1966.

O documentário utiliza material oficial liberado pelo governo americano e pela Biblioteca Presidencial Lyndon Baines Johnson, e também áudios divulgados pela ONG The National Security Archive. Esse conjunto de informações, somado aos depoimentos obtidos por Camilo Tavares, desnudam a estratégia de desestabilização do governo democrático de João Goulart pelos EUA e a posterior implantação de regimes de terror Estado em toda a América do Sul.

Inscrições exclusivamente pelo e-mail: contato@nucleomemoria.org.br.

Serviço:
O dia que durou 21 anos

Data: 30/11 (sábado)

Horário: 14h00
Local: Teatro Studio Heleny Guariba (antiga sala Sergio Cardoso do Cine Bijou) – Praça Roosevelt, 184, Consolação, São Paulo
Produção: Brasil, 2012
Diretor: Camilo Tavares
Depoimentos: James Green, Peter Kornbluh, Flávio Tavares, Plínio de Arruda Sampaio, Hernani Fittipaldi, Robert Bentley, Carlos Fico, Ivan Cavalcanti Proença, Gal. Newton Cruz, Jarbas Passarinho, Denise Assis, Almirante Júlio de Sá Bierrembach

Entrada: gratuita.
Inscrições: contato@nucleomemoria.org.br.

Acesse o site do Projeto Cine Bijou e conheça a programação completa: www.projetocinebijou.com.

Visite a página do Projeto Cine Bijou no Facebook, curta e divulgue para os seus amigos: facebook.com/ProjetoCineBijou2013.

Siga no Twitter: @pCineBijou2013.

Deixe seu comentário