É dada a largada: a corrida para o Oscar já começou
Cinema Mundial

É dada a largada: a corrida para o Oscar já começou

Enquanto filmes como “O Intrépido”, de Gianni Amelio, e “Moebius”, do coreano Kim Ki-Duk causam polêmicas no Festival de Veneza, outros dois festivais iniciam a “corrida para o Oscar” em breve.

Um deles, ainda sem muita força para isso, é o Festival do Rio, que anuncia “antecipar a temporada do Oscar” com filmes como “Blue Jasmine”, de Woody Allen, “Nebraska”, de Alexander Payne e “Diana”, de Oliver Hirschbiegel. Os filmes, se não forem indicados às categorias principais, ao menos tem chances de figurar nas categorias de atuação, já que Cate Blanchett, Bruce Dern e Naomi Watts realizaram grandes feitos.

Enquanto os cariocas tentam ganhar um pouco da visibilidade que se torna, para qualquer festival, ter uma relação com a premiação mais famosa do mundo, os canadenses já são craques.

Afinal, o TIFF, festival de Toronto, revelou ao mundo filmes como “Crash – No Limite”, “Quem quer ser um Milionário?”, “O Discurso do Rei” e “Argo”, iniciando as campanhas destes filmes pelas famosas estatuetas que ganharam.

Entre os filmes com mais “perfil” de Oscar estão “12 Years a Slave”, de Steve McQueen, “August: Osage County”, um dos preferidos, do diretor John Wells e com Meryl Streep e Julia Roberts, “Devil’s Knot”, de Atom Egoyan, “Her”, de Spike Jonze, “Labor Day”, do diretor Jason Reitman (Amor sem Escalas, Juno), a biografia “Mandela: Long Walk to Freedom”, “O  Quinto Poder”, filme sobre o WikiLeaks e seu fundador, do diretor Bill Condon, o romance “Third Person”, de Paul Haggis (de Crash – No Limite), e “The Invisible Woman”, sobre o escritor Charles Dickens, dirigido e estrelado por Ralph Fiennes, além de “Rush – No Limite da Emoção, de Ron Howard, que já ganhou um Oscar.

Vale lembrar que “Faroeste Caboclo” também está em Toronto. Não custa torcer para uma atenção especial à categoria de filme em língua estrangeira.

oquintopoder_wikileaks_cena

cena de “O Quinto Poder”

http://www.youtube.com/watch?v=rS8zOLOcPMQ

her_spikejonze_banner

Deixe seu comentário