“Mera Coincidência” e as guerras norte-americanas - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

“Mera Coincidência” e as guerras norte-americanas

Próximo ao final da corrida eleitoral surge um escândalo sexual envolvendo o presidente que wagthedogpode destruir sua campanha, a alternativa encontrada pelo assessor da presidência, Conrad Brean (Robert de Niro) para desviar a atenção da opinião pública é simular uma guerra contra a Albânia com a ajuda de um produtor de Hollywood, Stanley Motss (Dustin Hoffman). Essa é a plot do filme, “Mera Coincidência” (Wag the Dog), dirigido por Barry Levinson e estrelado Dustin Hoffman e Robert De Niro. A produção de 1997 é uma adaptação do livro American Hero de 1993 do autor Larry Beinhart.

O filme foca em mostrar como foi idealizado todos os passos para que guerra se tornasse crível para os norte-americanos e para que houvesse a identificação com as pessoas que estavam em meio ao fogo cruzado. Mesmo quando algo não sai como planejado inicialmente eles conseguem reverter o ocorrido para favorecimento da situação.

Com um roteiro dinâmico e cenas cômicas e inteligentes fez com que o filme recebesse duas indicações ao Oscar, sendo de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator (Dustin Hoffman).

mera coincidenciaUm fato curioso sobre esse filme é que pouco antes de ser lançado o até então presidente Bill Clinton se envolveu em um escândalo sexual com sua secretária, Monica Lewinski, e também em uma ação militar contra o Iraque. Esta semelhança com os fatos reais e os narrados no filme foi o grande motivo do título brasileiro de Mera Coincidência.

Confira o trailer

Leia mais:

Conheça: Killing Season que trará John Travolta X Robert de Niro

Lista: 20 filmes que poderiam existir… mas não existem

Conheça Quartet, primeiro filme de Dustin Hoffman como diretor!

Deixe seu comentário