Willem Dafoe viverá Pasolini em cinebiografia - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Willem Dafoe viverá Pasolini em cinebiografia

Willem-DafoeO ator Willem Dafoe vai viver o cineasta italiano Pier Paolo Pasolini nos cinemas.

O filme “Pasolini” será dirigido por Abel Ferrara (Vício Frenético), que já trabalhou com Dafoe em outros filmes, como “4:44 O Fim do Mundo”. O longa é uma coprodução França, Itália e Bélgica, e vai focar sua narrativa no último dia de vida do cineasta.

Pier-Paolo-PasoliniPasolini foi um dos diretores mais importantes da Itália, tendo realizado filmes controversos e cheios de cenas de sexo, como “Decameron”, “Os Contos de Canterbury” e “As Mil e Uma Noites”: seus filmes só foram lançados no Brasil após o fim da Ditadura Militar devido ao conteúdo erótico. Como diretor, sempre foi muito corajoso ao denunciar os hábitos conservadores da sociedade, sempre mostrando estudos sobre o homem moderno. O diretor gostava de utilizar atores amadores ou até mesmo pessoas que sequer atuavam para viver os personagens de seus filmes, dublando-os depois em italiano.

Pasolini foi morto em um acidente em Roma, em 2 de novembro de 1975, atropelado por seu próprio automóvel. Os motivos de sua morte permanecem obscuros até hoje. Apesar de um jovem, de 17 anos na época, ter confessado o crime, há indícios de que um criminoso que o extorquia tenha mandado matá-lo, assim como há teorias de motivos políticos para sua morte. O homem que confessou ter matado Pasolini afirmou ao sair da prisão em 2005, que não foi o assassino.

Em meio a tanta polêmica, o filme pode ser algo realmente interessante. E deve reavivar o debate.

Outro grande diretor italiano que vai ganhar um filme (mas não uma biografia) será Frederico Fellini, cujo intérprete será Wagner Moura. O filme “Fellini Black and White” teve sua produção adiada mas será rodado no primeiro semestre de 2014.

Deixe seu comentário