Marvel Fase 3 - Homem Formiga, Dr. Estranho, Pantera Negra e Os Fugitivos. - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

Marvel Fase 3 – Homem Formiga, Dr. Estranho, Pantera Negra e Os Fugitivos.

Mal começou a Fase 2 da Marvel Studios, já estão pensando na Fase 3. A Fase 1 terminou com o primeiro filme dos Vingadores. A Fase 2 vai terminar com o segundo filme dos Vingadores. Mas antes do filme dos Vingadores, teremos o segundo filme de Thor, o segundo filme do Capitão América e, estou torcendo que, tenha o 4º filme do 38_DrStrangeHulk (Mark Ruffalo merece um filme solo pelo que fez no filme Vingadores).

Entre os filmes prometidos para a terceira fase estão os filmes dos seguintes personagens: Homem Formiga (Ant-Man), os Fugitivos (The Runaways) Dr. Estranho (Dr. Strange,  já aJohnny-depp-DR_STRANGEnunciado aqui no cinemação),Pantera Negra (Black Panther – também já anunciado por aqui).  Pena que notícias posteriores às nossas sobre o lançamento destes filmes tratam isso mais como rumor do que como certeza… e acho que devemos tratar como certeza a partir da definição do elenco. Aliás, todos os outros são rumores também, mas são interessantes.

Sobre o Dr. Estranho tenho pouco a acrescentar, somente as idéias de contratar Johnny Depp ou Liam Liam Neeson strangeNeeson como protagonista da trama (honestamente prefiro Depp, mas Neeson é mais sério, como o Dr. Estranho). Já sobre o Pantera… consegui voltar a um tema que gosto muito, o “imbróglio dos direitos de filmagem dos personagens da Marvel”, utilizando este personagem, portanto, vou falar um pouco mais sobre este tema, sobre o Homem Formiga e os Fugitivos.

O Homem Formiga é um dos personagens com mais problemas de personalidade do   mundo dos quadrinhos. Hank imagesPym é um destes super cientistas da Marvel. Desenvolveu uma tecnologia chamada “partículas Pym” que permite encolher qualquer coisa. Então ele resolve se encolher e virar o “Homem Formiga”, com o auxílio de uma tecnologia que lhe permite controlar insetos. Mais tarde, ele descobre que as mesmas partículas lhe permite fazer criar coisas gigantescas, e resolve fazer ele mesmo crescer até 20m de altura e se torna o “Gigante” (Giant Man). No auge dos seus GoliathGiantMan5problemas de personalidade, Hank Pym decide criar uma arma que permite encolher ou crescer as coisas (antes, o uso da tecnologia não tinha fins bélicos específicos, agora tem), e de posse de outras tecnologias que ele mesmo desenvolveu, se tornou o “Jaqueta Amarela” (Yellow Jacket), um personagem bem mais agressivo que os outros dois que ele mesmo já interpretou. Esta complexidade do personagem é ótima, mas exige bons profissionais, principalmente na direção e no roteiro, para que a situação 0062_w11_yellowjacketnão se torne ridícula. Bem… o diretor já existe, e ele é Edgar Wright, (Scott Pilgrim Contra o Mundo) e o roteirista é Joe Cornish (As aventuras de TinTim). Agora os atores…

Sobre os Fugitivos… bem… não estamos falando de Joan Jett e companhia (Joan Jett é uma Guitarrista e cantora, que entre 1974 e 1979 participou de uma banda estadunidense chamada “The Runaways). “Os Fugitivos” (The Runaways) são personagens secundários (quando não, terceários) da Marvel. Filhos de integrantes uma associação de super vilões chamada “Orgulho” (“The Pride”), decidem fugir dos pais para combater os mesmos e se tornarem heróis. Como são quase todos adolescentes, heróis (como o próprio Capi527245-runaways_01_cover_supertão América) perseguem estes jovens para tentar não deixar seres superpoderosos diante do mal. E é claro, os pais deles também os perseguem, pois afinal, onde já se viu essa desobediência toda como a dessa molecada? Onde isso vai parar? Essa juventude está muito mudada! Enfim… apesar do nome do grupo ser o mais adequado (afinal, eles fogem de todos), acredito que a Marvel Studios terá que se esforçar muito para tornar esta franquia algo comercialmente interessante.

Agora, meu tema favorito: “o imbróglio dos direitos de filmagem dos personagens Marvel”, e algo sobre o Pantera Negra (Black Phanter), apesar de já termos anunciado este filme a algum tempo. Desconsiderando a coincidência de nome e do mesmo ano de criação, dizem que o personagem Pantera Negra (Black Phanter) não foi criado por influência do “partido dos black panther 2 Panteras Negras” (partido criado na década de 1966 e dissovido em 1982 nos EUA, integrado por negros, e que apresentou forte influência em sua época com apoio de celebridades, esportistas olímpicos e outros). Ele é o Rei de “Wakanda”, detentora da maior mina de vibrânium do mundo. A exploração do metal gerou muita riqueza ao país, que sob o comando de T’Challa (nome verdadeiro do Pantera), de seu pai T’Chaka (Pantera Negra anterior) e de toda a linhagem de família (o título “Pantera Negra” é uma herança), a nação de Wakanda se desenvolveu tecnologicamente e socialmente sem deixar suas próprias tradições, com roupas e construções típicas. É como um “Japão nblack panthera África”, porém com um rei que reina e governa.

Um personagem muito nobre, sempre preocupado com sua nação e com seus amigos Vingadores, utiliza toda a tecnologia sobre o vibranium desenvolvida por seu povo como armas e possuidor de uma disciplina marcial invejável, além de Rei amado pelo povo. Sempre gostei dele, mas para um filme… a Marvel vai ter que acertar o roteiro.

Agora o imbróglio: já cansamos de dizer por aqui que a Marvel deixou os direitos de gravação de filmes relativos aos “X-Men e aos mutantes em geral” na mão da Fox. Enquanto os personagens pertencentes aos Vingadores são filmados pela Marvel Studios. Pois bem… quando temos um X-Men blackpanther15se casando com um Vingador? O que acontece? Foi o que aconteceu com Tempestade (X-man interpretada por Halle Berry) e o Pantera Negra. Ela (que é de origem africana) se tornou rainha de Wakanda, e será a mãe do próximo Pantera Negra. Mas… e nos filmes? Como fica? Bem… a solução provavelmente será como a Marvel Studios está fazendo: é de quem pegar primeiro. Foi assim com o personagem Patriota de Ferro (Iron Patriot), Feiticeira Escarlate (Scarlet Witch) e Mercúrio (Mercury). Vale lembrar que a Marvel Studios está sempre dois passos à frente para manter os personagens “em casa”. Pena que provavelmente o casamento mencionado não acontecerá nos filmes…

Deixe seu comentário