Lista: 20 filmes que poderiam existir... mas não existem - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Lista: 20 filmes que poderiam existir… mas não existem

roteiro_filme

por Daniel Cury

É normal no mundo do cinema: um projeto que parece promissor acaba morrendo antes mesmo de começar. Muitos roteiros são escritos sem serem filmados, às vezes chegando a contratar atores. Em alguns casos, alguns atores são chamados para fazer filmes mas acabam não entrando no projeto, sendo substituídos por outros, e nos fazendo pensar como seria se um determinado filme tivesse certo ator ou certa atriz.

Confira a lista de 20 filmes que poderiam existir (e alguns, quem sabe, ainda tem chance):

saidamestre

The Brazilian Job: A continuação do filme “Uma Saída de Mestre” (The Italian Job) virou roteiro de David Twohy, ficou esperando, entrou para a geladeira e nunca mais voltou. Agora nem vai ter mais graça, mesmo sabendo que o Brasil está aparecendo para o mundo de maneira mais enfática que há 10 anos.

trainspotting

Trainspotting 2: O filme de Danny Boyle teria uma continuação, mas já faz 17 anos que o projeto não sai do papel. Se cozinhou demais, passou do ponto.

asteroids_game

Asteroids: O clássico jogo do Atari quase ganhou sua versão para os cinemas. Como já conseguiram transformar “batalha naval” em filme (mesmo que de qualidade duvidosa), não seria impossível. A ideia de fazer um filme assim já passou pela cabeça de Lorenzo di Bonaventura (produtor de Transformers), e teria a direção de Roland “destruidor do planeta” Emmerich, que tem “Independence Day” e “2012” no currículo.

castlevania_game

Castlevania: A série de jogos da Konami criada no Japão em 1986, e que já passou por consoles como SNES, Xbox, Nintendo 64, Nintendo DS e Playstation, quase ganhou sua versão para o cinema. Quem desenvolveu o projeto foi Paul W. S. Anderson, diretor de outras adaptações de games como Resident Evil e Mortal Kombat. O filme teria chances de dar certo se não fosse a greve dos roteiristas em 2007, que deu uma parada na produção. Até agora, nada.

andygarcia_poderosochefao

Poderoso Chefão 4: Francis Ford Coppola e o roteirista Mario Puzo chegaram a planejar um quarto filme sobre os mafiosos mais importantes do cinema. O quarto filme contaria duas histórias ao mesmo tempo: a formação do império mafioso de Don Vito Corleone e a decadência total com a entrada de Vincent Mancini (Andy Garcia) na chefia. Mas a morte de Mario Puzo fez com que Coppola cancelasse o projeto.

god_of_war_game

God of War: A série de jogos para Playstation, que mostra um guerreiro grego tentando impedir a destruição de Atenas, bem poderia ser um filme estrelado por Dwayne Johnson. Mas o filme não chegou a ter nem atores cotados para o papel. Um roteiro foi criado e esteve prestes a ser dirigido por Brett Ratner (X-Men: O Confronto Final). Pode até ser que o projeto vingue mais tarde.

Jake-Gyllenhaal

Avatar com Jake Gylenhaal: O ator de “Donnie Darko” foi um dos que negou a proposta de atuar em Avatar. Tempos depois, o diretor James Cameron declarou que ele queria mesmo Sam Worthington, mas chamou atores mais conhecidos por pressão do estúdio, que queria mais certeza de uma boa bilheteria. Pelo jeito, eles não sabem prever o futuro.

halo4_game

Halo: Quem conhece a popular série de jogos Halo, da Microsoft, sabe que sua trama daria um excelente filme. Por iniciativa da própria Microsoft, houve a empreitada em se fazer um filme. Após alguns estúdios descartarem os termos “exigentes” da empresa de Bill Gates, a 20th Century Fox e a Universal Pictures firmaram uma parceria para fazer o longa, que teria produção de Peter Jackson e direção de Neil Blomkamp, que dirigia “Distrito 9” na época. Mas algumas divergências entre membros da equipe esfriaram o projeto. Os fãs devem se contentar com a websérie em live-action disponível na web.

metroid_game

Metroid: A Nintendo não possui muitos jogos adaptáveis para o cinema. Mas os jogos com a caçadora de recompensas Samus Aran bem poderia ser uma exceção. De fato, o diretor John Woo adquiriu os direitos de filmagem em 2004, e o projeto ficou por isso mesmo. Um dos problemas seria a dificuldade de se trabalhar com a Nintendo, que se tornou excessivamente cuidadosa com o cinema após o fracasso da adaptação de Super Mario Bros para as telonas.

de-volta-para-o-futurocena

De volta para o futuro 4 e 5: a trilogia “De Volta para o Futuro” é uma das mais queridas e admiradas do público até hoje. O que poucos sabem é que a aventura do Dr. Brown poderia ter ganhado mais duas sequências. Só que o roteiro idealizado teria uma mulher no lugar do personagem Marty McFly… e no fim das contas ninguém quis arriscar um filme sem Michael J. Fox.

bioshock_game

BioShock: O jogo para Xbox, Playstation 3 e PC se passa em um mundo subaquático cheio de maluquices e parece perfeito para ser um filme. O grupo Universal Studios adquiriu os direitos de filmagem, chamou Gore Verbinski (Piratas do Caribe) para dirigir e começou a ver que a produção sairia cara demais. Mais tarde, com a saída de Verbinski do projeto, até mesmo a Universal se deixou perder os direitos de filmagem.

brucewillis_agataeorato

Ghost com Bruce Willis: Quando “Ghost” estava para ser filmado, Bruce Willis era um dos maiores galãs da TV americana com a série “A Gata e o Rato”. Mas Patrick Swayze também havia conquistado corações femininos com “Dirty Dancing –Ritmo Quente”, e foi ele quem conseguiu o papel.

vegabrothers_cinemacao

Vega Brothers: Quem conhece o mundo de Tarantino pode já ter sacado entendido que o personagem Vincent Vega (John Travolta), de Pulp Piction, e Mr. Blonde (Michael Madsen) são irmãos. A trama dos “irmãos Vega” seria contada em um filme. Mas isso nunca saiu do papel. Se um dia sair, certamente não seria com os atores originais.

uncharted_game

Uncharted: Os jogos de aventura para Playstation já estiveram muito próximos de ter uma adaptação para o cinema. O diretor David O. Russel (O Vencedor) chegou a assinar contrato com a Columbia Pictures e selecionar Mark Wahlberg, Joe Pesci e Robert De Niro para atuarem. Mas surgiram “divergências criativas” e o diretor abandonou o barco, seguido dos atores. Tentaram continuar a produção, mas o filme morreu na praia.

gladiador_russellcrowe

Gladiador 2: algum maluco de Hollywood viajou na maionese e felizmente alguém teve a sensatez de parar o projeto. Após o enorme sucesso de Gladiador, surgiu a ideia de se fazer uma continuação. Mas como ela seria possível se Maximus (Russel Crowe) morre no final? Muito simples, ora bolas: basta criar uma história em que os deuses romanos ressuscitam o guerreiro e o transformem em um imortal. Eu só quero saber o que o roteirista bebeu quando teve essa ideia.

forrestgump

Forrest Gump 2: Winston Groom, que escreveu o romance que deu origem ao filme, não resistiu e fez uma continuação. No livro Forrest Gump 2, o personagem título vive ainda mais aventuras e participa de cenas históricas dos anos 80 e 90. Mas o projeto de adaptá-lo ao cinema não aconteceu.

sylvesterstallone_rambo

Duro de Matar com Sylvester Stallone: Antes de ser filmado, o clássico de ação “Duro de Matar” cotou o ator Sylvester Stallone, que já era um grande astro dos filmes Rocky e Rambo. Como ele não topou, chamaram o então novato Bruce Willis, fazendo uma aposta certeira.

daryl_hannah

Uma Linda Mulher com Daryl Hannah: antes de escolherem Julia Roberts, os produtores de “Uma Linda Mulher” convidaram a atriz Daryl Hannah, que havia se destacado em filmes como “Splash – Uma Sereia em Minha Vida” e “Blade Runner”. É um caso que nos faz pensar o famoso “e se…”

juliaroberts

Instinto Selvagem com Julia Roberts: Você já imaginou a cruzada de pernas mais famosa do cinema sendo feita por Julia Roberts? Nada mais natural chamar a atriz após sua atuação em “Uma Linda Mulher”, mas ela não aceitou e sobrou para a loira Sharon Stone. Mas se Daryl Hannah tivesse topado fazer “Uma Linda Mulher”, nem teriam chamado Julia para esse, provavelmente.

willsmith

Matrix com Will Smith: Este caso é bastante conhecido. O eterno “maluco no pedaço” descartou o roteiro de Matrix para fazer o fracasso “As Loucas Aventuras de James West”, abrindo caminho para Keanu Reeves. Mais tarde, Will teria dito em entrevista que naquela época ele não era inteligente o suficiente para o papel. É melhor acreditar que as coisas acontecem no tempo certo.

Deixe seu comentário