Lista: Filmes baseados em músicas - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Lista: Filmes baseados em músicas

FaroesteCaboclo_foto07O filme “Faroeste Caboclo” estreia no dia 30 de maio e traz mais uma homenagem ao cantor e compositor Renato Russo. O filme é baseado na canção homônima, composta em 1979, lançada no álbum “Que País é Este” de 1987, que conta em 168 versos a história de João de Santo Cristo, homem do sertão que vai a Brasília, se apaixona por uma “menina linda” e se envolve com o tráfico de drogas.

Se você acha que utilizar uma música para a criação de um filme é algo inédito, você se engana! Confira abaixo alguns filmes baseados em versos de canções:

omeninodaporteira-1976_cenaO Menino da Porteira (1976): O filme do diretor Jeremias Moreira Filho foi protagonizado pelo cantor e ator Sérgio Reis, um dos pilares da música sertaneja no Brasil. A história comovente do menino que foi morto na fazenda é baseada em uma composição de Teddy Vieira e Luisinho.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Bp49ch8nieM]

omeninodaporteira-2009_cenaO Menino da Porteira (2009): Em vez de Sérgio Reis, o sertanejo Daniel grava a mesma história, dirigida pelo mesmo diretor.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=R3fbgwIjvfQ]

oabismoprateado_cenaO Abismo Prateado: Filme de Karim Aïnouz, um dos maiores diretores da atualidade no Brasil, ainda nao estreou nos cinemas comercialmente, mas fez estrago nos festivais pelos quais passou. O filme é baseado na música “Olhos nos Olhos”, de Chico Buarque.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=nHPLfci-mEY]

osreisdoieieie_cenaOs Reis do Ié-Ié-Ié: No auge do sucesso, uma certa banda de Liverpool protagonizou um filme baseado na canção “A Hard Day’s Night”. É uma pena que a tradução para o português tenha ficado assim.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=JQH-HQ5ZhmI]

umalindamulher_cenaUma Linda Mulher: E quem não se lembra de Julia Roberts no filme que a transformou em símbolo sexual? O roteirista J. F. Lawton se baseou nos versos de Roy Orbison. E assim, ninguém nunca mais associou a bela música a outra mulher que não fosse Julia.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=cGRS9amHVEg]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=_PLq0_7k1jk]

veludoazul_cenaVeludo Azul: um dos mais controversos e polêmicos filmes do polêmico e controverso David Lynch, o filme foi inspirado na canção “Blue Velvet”, do grupo Clovers. No filme, a personagem Dorothy Vallens, interpretada por Isabella Rossselini, canta a canção.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=SwoL6vqSwGM]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4hT9RrH4soU#!]

Deixe seu comentário