Eu Cinéfilo #05 - Ferris Bueller, um dos líderes da Sessão da Tarde - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Eu Cinéfilo

Eu Cinéfilo #05 – Ferris Bueller, um dos líderes da Sessão da Tarde

curtindo-a-vida-adoidado-03

A Sessão da Tarde fez como que muitos de nós pudéssemos assistir aos clássicos dos anos 80 e 90, proporcionou a muitos de nós o primeiro contato com o cinema e veio a despertar a paixão por filmes. Pra falar da nostalgia dessa época, escolhi o filme que pra mim é um dos representantes desse gênero, “Curtindo A Vida Adoidado” de 1986. Quem nunca sonhou ser como Ferris Bueller ou ter um amigo como ele?

curtindo-a-vida-adoidado-01Dirigido, roteirizado e produzido por John Hughes, de uma forma leve e divertida você é convidado a embargar no dia de “matação” de aula de Ferris (Matthew Broderick), o garoto mais popular da escola. Junto com sua namorada Sloane (Mia Sara) e seu melhor amigo Cameron (Alan Ruck), aproveitam um belo dia de sol em Chicago em uma Ferrari vermelha, enquanto fogem do diretor da escola Ed Rooney (Jeffrey Jones).

O enredo é simples, porém o mágico, se assim podemos dizer, e como isso é tão brilhantemente introduzido na tela. O que vale nesse filme é ver como os atores tinham muita afinidade e principalmente liberdade por parte da direção para improvisar nas cenas, pois grandes partes dos diálogos não estão no roteiro de Hughes, que o escreveu em apenas dois dias.

curtindo-a-vida-adoidado-02Quem não se lembra das cenas do desfile de Chicago, em que o toca um clássico musical Twist and Shout, dos Beatles. A cena em que ele se passa pelo Rei da Salsicha de Chicago para almoçar no restaurante. E o que dizer de Bueller… Bueller… Bueller… Todos já tivemos aquela aula que tudo que desejamos era dormir. Ou mesmo das frases de efeitos de Bueller: “A vida passa muito depressa. Se não paramos para curti-la de vez em quando, ela passa e você nem vê!” ou “Somente os burros são apanhados, os espertos sobrevivem”.

O grande segredo desse filme são personagens que se aproximam do público, seja pela forma comportamental ao longo do filme, seja pelos diálogos com a câmera de Bueller, onde ele desde a primeira cena olha para você que está assistindo e te convida a ser cúmplice deles naquele dia. Técnica também utilizada por Woody Allen em Noivo Nervoso, Noiva Neurótica, conhecida como Quebrar a quarta parede.

O filme todos já devem ter assistido na infância ou na adolescência nas tardes da Rede Globo, se não assistiu o que você tá esperando? CORRE! Vá atrás de produção que formou muitos adolescentes e os colocou pra pensar como seria incrível viver aquele dia com Ferris, Sloane e Cameron. E se já assistiu que tal revisitar seus filmes do passado?

Daniella Cosmovegue
E-mail: [email protected]
Facebook: facebook.com/Cosmovegue

Veja também:

Eu Cinéfilo #04 – Homem de Ferro 3 – Estréia amanhã!

Eu Cinéfilo #03 – Cleopatra com Angelina Jolie, rumores e muita (!) ansiedade

Eu Cinéfilo #02 – Crítica de filme: Cavalo de Guerra

Eu Cinéfilo #01 – Crítica de filme: O Palhaço

Deixe seu comentário