Crítica: Muito Além do Peso - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
4 Claquetes

Crítica: Muito Além do Peso

muitoalemdopeso_posterA grande dificuldade de tecer qualquer crítica a “Muito Além do Peso” se dá devido à sua importância temática. O assunto abordado e questionado no filme é de tanta importância que qualquer falha se torna um grão de açúcar no copo de água mineral.

Com surpreendentes entrevistas com crianças das mais diferentes regiões do país, o longa procura traçar um panorama de tudo que envolve a obesidade infantil e as questões envolvendo a alimentação das crianças. Sem hesitar em mostrar pequenos com doenças de adultos, como diabetes, hipertensão e artrite, o filme mostra extremos para chocar… algo que muitos do grandes documentários tentar fazer.

Se o objetivo é dar uma “sacudida” nas pessoas, o filme consegue. Mas não sem cair na armadilha do maniqueísmo. Ao apontar, desde o princípio, a indústria alimentícia como grande vilã da alimentação saudável, o documentário perde uma qualidade que documentários deveriam buscar: deixar a conclusão para o espectador. O documentário não tem medo em falar de marcas como Coca-Cola, McDonald’s, Nestlé, entre outras, mas embaça os logotipos para evitar problemas jurídicos. Afinal, se não podemos contrariar nem mesmo as violentas ações de marketing destes gigantes, como vencê-los em uma eventual ação na justiça?

muitoalemdopeso1Ao isentar os pais completamente da culpa de seus filhos serem obesos, o filme também os transforma em vítimas de uma sociedade opressiva, deixando muito claro a posição ideológica dos idealizadores. O filme também não se preocupa com a falta de originalidade. Além de emprestar cenas de uma palestra de Jamie Oliver (que são excelentes e importantes, mas não deixam de ser um reaproveitamento), o documentário exibe frutas e legumes às crianças para que elas digam o que veem, e ainda mostram uma mulher que teve a experiência de ver um produto industrializado não estragar com o tempo, da mesma forma que uma americana fez para a TV com alguns “nuggets” do McDonald’s.

Ao procurar ser bastante visual e explicativo, o documentário faz algo muito interessante ao colocar a quantidade de açúcar equivalente aos alimentos em potes ao lado do alimento. Em contrapartida, ele abusa de infográficos nem sempre explicativos, e cheios de informações escritas, que são geralmente pouco apreendidas pelo espectador.

“Muito Além do Peso” não é um documentário perfeito, mas isso não significa que ele não seja essencial. Mais que essencial, ele deveria ser obrigatório em escolas, faculdades e todos os tipos de comunidades. Não há quem não termine o filme com uma outra visão relacionada à comida.

Como se não fosse o bastante, ele ainda está disponível na íntegra:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=TsQDBSfgE6k]

Nota: 04 Claquetes

4-claquetes1

Deixe seu comentário