Crítica: Busca Implacável - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
2 Claquetes

Crítica: Busca Implacável

taken-04Ontem a noite consegui assistir Busca Implacável na TV fechada, e não quis perder a oportunidade já que estou para assistir Busca Implacável 2.

O filme com um enredo bastante comum (vingança), tem em seu protagonista o ator Liam Neeson, hoje um dos “senhores” de filmes de ação, além de contar com Famke Janssen, que me surpreendeu em fazer um papel de uma mulher com uma filha de 17 anos, alias, acho que me surpreendeu porque lembro dela como a Phoenix em X-Men e lá, ela me parecia ser bem mais nova do que em Busca Implacável.

Enfim, o filme conta a história de Bryan Mills, um ex-agente do governo, que se aposentou das atividades para tentar recuperar o tempo perdido com a filha, Kim. Porém quando a menina resolve fazer uma viagem destemida pela Europa com sua amiga, Bryan precisa voltar a ativa para resgatar sua filha que acaba sendo sequestrada por traficantes de mulheres.

taken-02Busca Implacável tem uma narrativa bastante centrada e simples, isso facilita para o espectador acompanhar a história sem grandes sustos ou complexidades. De uma certa forma, acho isso interessante em filmes de ação que querem atingir um público grande, porém o filme perde um pouco do interesse porque desde seu começo ele já anuncia seu final. Além disso, vemos algumas taken-03cenas soltas que servem exclusivamente para mostrar a relação de pai e filha, ou seja, tentativas de trazer o personagem central mais próximo do público, criando um laço de afetividade, o que, inevitavelmente, acontece.

Liam Neeson tem uma interpretação regular, comum para o ator. Não se trata de um personagem que lhe traga muitas novidades ou desafios. Eu, particularmente, gostaria de vê-lo em algum papel um pouco mais dramático, para ver como Liam se vira. Porém o ator começa a ser marcado com um tipo de personagem que poderiamos colocar como “estilo Clint Eastwood de atuar”, ou seja, que mantém, filme após filme, o mesmo tipo de diálogo, a mesma personalidade, o mesmo tom de voz, etc…

Busca Implacável é um bom filme de ação, daqueles que quando esta passando na televisão, você para para assistir mais um pedaço pela décima vez, porém esta longe de ser um filme que tire seu folego ou que lhe deixe de queixo caído. É sim um filme para entreter e informar.

taken-01Vemos neste filme de 2008, muitas características do diretor francês Pierre Morel, que já tinha dirigido filmes como Dupla Implacável, Rogue – O Assassino, Carga Explosiva e Cão de Briga, ou seja, todos filmes de ação com um “que” de vigança que tem uma narrativa bem direcionada e previsível.

Agora resta saber se o filme Busca Implacável 2 que chegou aos cinemas em Outubro de 2012 pelas mãos de outro diretor francês, Olivier Megaton, terá algum tipo de elemento novo, já que este diretor também é conhecido por filmes de vigança como Colombiana – Em Busca de Vingança, Carga Explosiva 3 e Hitman – Assassino 47.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=wCbDUREBwUg]

Nota: 2 Claquetes

2-claquetes

Deixe seu comentário