O Hobbit - Especial - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

O Hobbit – Especial

Dia 14 de dezembro de 2012 será um dia que trará um marco para o cinema mundial. O público terá seu primeiro contato com uma nova forma de se fazer filmes, com eles rodados em 48 fps (frames por segundo) trazendo uma definição inovadora da imagem,e a segunda e não menos importante é a estreia do filme O Hobbit.

Após mais de 10 anos da estreia do filme O Senhor dos Aneis – A Sociedade do Anel, novamente o diretor neozeolandes Peter Jackson nos leva a viver aventuras na Terra Média.

Por mais de um ano, você pôde conferir aqui no Cinem(ação) várias imagens, trailers, e notícias sobre o novo filme, e também mais recente temos o Podcast Cinem(ação) #20 que falamos sobre o novo filme, além de muitas informações legais sobre o escritor J. R. R. Tolkien, o grande mestre da literatura inglesa que criou todo o mundo do Senhor dos Anéis, O Hobbit, além de obras como Tom Bombadil, Quenta Silmarillion e Contos Inacabados.

O Hobbit - Livro

O Hobbit foi o primeiro livro escrito por Tolkien para seus filhos e que foi o real predecessor do O Senhor dos Anéis. Não vou me alongar a explicar a história do livro para não entregar spoylers desnecessários e desagradáveis a quem vai ao cinema sem ideia do que está para assistir. E pode ter certeza, é uma história magnífica, encantadora que tem momentos de tensão e risos, um livro que é gostoso de ler, não tendo muitas páginas (são menos de 300) perto das mais de 1.500 páginas da trilogia O Senhor dos Anéis.

Mas se o livro é pequeno como vão fazer três filmes? Já ouvi e li muitos críticos e o público em geral fazendo essa pergunta, e vou tentar responder de forma mais sucinta e direta possível. Quando Tolkien viu que tinha criado uma história muito boa, (O Hobbit) os editores pediram mais histórias sobre aquele mundo vastamente explicado e mais também sobre os hobbits. Foi aí que Tolkien começou a escrever O Senhor dos Anéis, e a história não acabou no final do terceiro livro O Retorno do Rei. Tolkien continuou escrevendo muito mais sobre a Arda, o planeta onde fica a Terra Média, que segundo Tolkien seria muito parecido com uma Europa medieval. Então os escritos de Tolkien se passavam milênios antes dos eventos do Senhor dos Anéis até mesmo mais complementos sobre a própria história de O Hobbit e também muito material que preenche o espaço entre as histórias de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, que somam 60 anos.

Peter Jackson - dirigindo

O diretor Peter Jackson teve acesso a todo esse material, chamados de apêndices e junto com roteiristas e especialistas nas histórias do Tolkien e com isso conseguiram material o suficiente para filmar três filmes sobre O Hobbit e o período de ligação para O Senhor dos Anéis.

Seria muito interessante assistir a trilogia O Senhor dos Anéis antes de ir ao cinema ver O Hobbit para relembrar alguns elementos. Mas vai algumas informações úteis para quem não dispuser de tempo ou não quiser ver os filmes antigos.

As Raças da Terra Média

Os Hobbits

Hobbits

Importante relembrar que o hobbit não é uma pessoa e sim uma raça. Os hobbits são uma raça de humanoides de baixa estatura que vivem em tocas em colinas e que gostam de viver suas vidas de forma pacata e tranquilas. Gostam de comer e beber bem, tem mais de 5 refeições por dia e costumam ter a adega e dispensa sempre abastecidas. No filme O Senhor dos Anéis conhecemos Bilbo Bolseiro, e seu sobrinho Frodo Bolseiro, além de outros hobbits, Samwise Gamgi, Meriadoc Brandebuque e Peregrin Tuk. Na história de O Hobbit o grande herói é Bilbo.

Os Elfos

Elfos - Arwen Undomiel

Os elfos são criaturas honradas, graciosas e imortais. Outrora dominantes da Terra Média, começam a perder espaço com a ascensão dos humanos como raça dominante do mundo. Uma das casas mais importantes dos elfos é Valfenda, que fica situada na encosta de uma montanha no meio da floresta. Ela é comandada pelo poderoso elfo Elrond e pai de Arwen Undomiel. Também é visto os elfos da floresta de Lothlorien que são comandados por Galadriel e mais uma nova casa será apresentada em O Hobbit que trata-se dos elfos da Floresta das Trevas, onde temos o elfo Legolas como sendo o príncipe dessa casa. A arma favorita dos elfos é o arco e flechas.

Os Homens

Cavaleiros de Rohan

Os reinos dos humanos estão em ascensão e já tiveram grande influência no mundo da Terra Média. Em O Senhor dos Anéis são mostrados os principais reinos do Ocidente, que são Gondor (reino do Aragorn), Rohan que é a terra dos cavaleiros e Mordor, local onde fica a Montanha da Perdição e domínio de Sauron.

Os Anões

Comitiva dos anões de O Hobbit

Os anões são a terceira raça mais importante da Terra Média, essa raça de mineradoras e artífices vivem sob as montanhas atrás de ouro e pedras preciosas. São também guerreiros valorosos, tendo o machado como sua arma favorita. Um dos reinos mais importantes dos anões é Moria, que vemos em A Sociedade do Anel e agora em O Hobbit conheceremos o magnífico reino de Erabor ou a Montanha Solitária.

Orcs, Goblins e Trolls

Essas criaturas vis e violentas são algumas das diversas raças que maculam a Terra Média

O Conselho Branco

O conselho branco

Foi criado entre os líderes dos elfos e os Istari, uma raça de magos que vieram de outro plano para proteger a Terra Média, o mais importante deles, e também o mais amado, é Gandalf, o Cinzento e Saruman, o Branco. Gandalf e Saruman podem até mesmo ser considerados anjos ou semi-deuses pois vieram diretamente do plano espiritual de Arda. O grande vilão Sauron, o senhor do escuro, também é desse plano mas ele veio à Arda com todo o seu poder divino.

Gandalf sempre está viajando pela Terra Média auxiliando os povos. É ele quem convida Bilbo a se juntar à comitiva dos anões em O Hobbit e também é ele quem auxilia Frodo e a Sociedade do Anel para distruir o Um Anel.

Com essas informações você já está preparado para ir aos cinemas e voltar ao maravilhoso mundo criado por Tolkien e mostrado por Peter Jackson. E ao sair do cinema nos conte o que achou do filme.

Deixe seu comentário