Crítica: Persona - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
4 Claquetes

Crítica: Persona

Conheci o trabalho do sueco Ingmar Bergman ao assistir o sensacional “O Sétimo Selo”, filme que me seduziu com sua premissa clássica do homem que desafia a morte para um jogo de xadrez. Em “Persona”, vemos o diretor brincar com nosso psicológico num filme confuso e carregado, mas não menos genial.

Persona, de 1966, é um filme minimalista. Conta com 5 atores, dos quais duas mulheres carregam a trama principal. Muitas vezes tem-se a impressão de se estar assistindo a uma peça de teatro. A história gira em torno de Elizabet, uma atriz internada em estado catatônico e a enfermeira Alma, que é designada a cuidá-la, e as duas se isolam em uma casa a beira-mar onde se desenrola a trama. Sensibilizada e intrigada pelo silêncio de Elizabet, Alma resolve então se por a falar, se abrindo, usando a paciente como um divã, confidenciando-a segredos, decepções e arrependimentos acerca de sua vida e buscando assim criar uma ambiente empático e encorajá-la a quebrar o silêncio.

Até ai tudo normal, poderiamos dizer. Mas a diferença é que o mestre Bergman resolve inserir elementos na história que eu obviamente não contarei aqui, mas que posso lhes assegurar que cria uma atmosfera tensa, e traça rumos inesperados, dando margem a múltiplas interpretações acerca de sua essencia, como voces podem mesmo conferir na internet se fizerem uma busca por críticas desta obra. Para assistir persona, é preciso abdicar da espera por uma compreensão imediata: é necessário digeri-lo, é algo que vai lhe dispontar à mente de tempos em tempos trazendo novas sugestões para interpretá-lo.

Bergman é um diretor que fez escola. Vários dos grandes nomes do cinema atual demonstram apreço por sua obra. Seus filmes sempre exploram  grandes questões humanas, provocam o espectador e os convida a raciocinar. “Persona” é assim: por mais parado que seja, você não quer parar de ver até encontrar as respostas. Pra finalizar, Jean-Luc Godard traduziu Bergman com um comentário muito interessante: “O cinema não é um ofício. É uma arte. Cinema não é um trabalho de equipe. O diretor está só diante de uma página em branco. Para Bergman estar só é se fazer perguntas; filmar é encontrar as respostas. Nada poderia ser mais classicamente romântico”

Gostei: Atmosfera envolvente, grandes interpretações, provocativo

Não gostei: Nada não, tá bom assim

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=IVXVfIoC8lI&feature=fvwrel]

Nota: 4 Claquetes

Deixe seu comentário