São Paulo é vice campeã em cinema no ranking cultural - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

São Paulo é vice campeã em cinema no ranking cultural

Embora precise melhorar, São Paulo é uma das maiores capitais culturais do mundo

Até pouco tempo atrás, as cidades que concentravam toda a produção e movimentação cultural do mundo estavam concentradas na Europa e nos Estados Unidos. Agora, com as mudanças recentes na economia mundial, é fácil ver que a cultura também está migrando. Cidades como Istambul (Turquia), Joanesburgo (África do Sul), Mumbai (Índia) e São Paulo estão entre as “capitais da cultura”.

A pesquisa “World Cities Culture Report” recolheu dados das 12 cidades consideradas potências culturais e analisa como a cultura se manifesta nos diferentes lugares do mundo. As cidades são: Berlim, Istambul, Joanesburgo, Londres, Mumbai, Nova York, Paris, São Paulo, Xangai, Singapura, Sydney e Tóquio.

Ao observar os dados referentes a São Paulo, maior cidade do Hemisfério Sul, vemos que muitos dos altos números seriam diluídos entre os 11,2 milhões de habitantes da cidade. Em cinema, no entanto, São Paulo é uma grande potência mundial.

A pesquisa analisou o número de salas de concerto, bibliotecas públicas, teatros, número de visitantes nos principais museus e admissões no cinema por ano. Vamos a alguns números:

Na quantidade de salas de concerto, São Paulo tem sete delas para uma população de 11,2 milhões. Enquanto isso, Nova York tem 15 para 8,1 milhões, e Londres tem 10 para 7,8 milhões de pessoas. Em quantidade de bibliotecas públicas, São Paulo tem apenas 116, perdendo feio para Paris (830), Xangai (477), Tóquio (377) e Joanesburgo (234). Na quantidade de teatros, São Paulo não somente perde para Nova York, Paris e Londres, mas para Istambul e Mumbai.

No entanto, São Paulo é a segunda cidade com maior número de ingressos vendidos nos cinemas. São cerca de 50 milhões de admissões por ano nos cinemas da capital paulista. A única cidade com mais admissões no cinema é Paris, com 58,2 milhões de admissões. Mas Paris tem 1.003 salas de cinema, contra 282 em São Paulo. É como se cada paulistano fosse 4,4 vezes ao cinema em um ano, enquanto cada parisiense fosse 4,9 vezes. Em Mumbai, capital cultural do país que mais produz cinema no mundo, cada habitante vai apenas 0,9 vezes ao cinema a cada ano.

Embora os números não possam ser considerados as principais fontes de dados sobre a cultura da população, há de se considerá-los. Mas precisaríamos analisar quais filmes são assistidos em São Paulo, e qual a população da região metropolitana na qual a cidade se insere: afinal, a região de São Paulo só não é maior que a de Tóquio, e certamente leva muitos visitantes aos seus cinemas. No quesito “teatro” e “museus”, por exemplo, a terra da garoa está a anos-luz de distância.

Para saber mais sobre a pesquisa “World Cities Culture Report”, clique aqui ou aqui.

Deixe seu comentário