Home Cinema Nacional Conheça: Jorge Mautner – O Filho do Holocausto, filme de Pedro Bial...

Jorge Mautner é reverenciada por importantes nomes da cultura nacional, como Gilberto Gil e Caetano Veloso, mas porque? Além de ser um filho de refugiados europeus, e de ter aprendido apenas três acordes, quem foi Jorge Mautner?

Esta é a pergunta que Pedro Bial e Heitor D’Alincourt respondem com o documentário “Jorge Mautner – O Filho do Holocausto”. O filme mostra parte da infância do garoto judeu cujos pais fugiram do nazismo na Europa durante a 2ª Guerra Mundial e conta ainda com entrevistas preciosas de Gilberto Gil e Caetano Veloso que ajudaram a contar a história do artista e sua aproximação da Tropicália. O filme também conta com fotos e vídeos raros da Cinemateca Brasileira e do Centro de Documentação da TV Globo (CEDOC). A narrativa é intercalada com apresentações de músicas de Mautner, gravadas especialmente para o documentário, entre elas “Maracatu Atômico”, “Lágrimas Negras” e “Vampiro”.

Com um filme sincero, e muito acertivo, Pedro Bial e Heitor D’Alincourt viram seu documentário fechar a mostra competitiva de longas-metragens nacionais do 40º Festival de Gramado o que ajudou muito na divulgação do filme como conteúdo e documento. Além disso o filme tem ganhado bastante notoriedade graças ao nome de Pedro Bial.

Além de tudo isso, o filme teve como referência o livro de Jorge Mautner, chamado “O Filho do Holocausto”, em que narra a chegada dos pais ao Brasil. Foi no livro que os diretores encontraram todas as referências do artista quando jovem.

Confira um rápido depoimento dos diretores sobre o filme que foi dado no Cine PE em 24/04/2012:

Comments

comments

CIN(ESTREIA)

0 112

Quem acha que após o período de férias de verão (no hemisfério norte) termina junto com as boas estreias, está muito enganado! Confira os...
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers: