Home Críticas 4 Claquetes Dica de Filme / Crítica: Quatro Casamentos e um Funeral

Considerado o filme que inaugurou as típicas comédias britânicas com humor ácido, “Quatro Casamentos e um Funeral” tem na simplicidade sua principal característica. Lançado em 1994, o filme estrela Hugh Grant e Andie MacDowell em uma produção de orçamento baixíssimo que alcançou grande sucesso graças à típica propaganda “boca-a-boca”.

Quando consideramos que as comédias românticas recentes são totalmente mastigadas, podemos ver como este filme merece créditos pelo simples fato de não ter pressa de contar detalhes dos personagens: com o devido tempo, o espectador vai conhecendo cada um dos personagens importantes por meio dos diálogos, que por sinal são muito bem elaborados e cheios de ironia.

O filme se passa nos cinco diferentes “eventos” (do título) na vida de Charlie (Grant), que se apaixona por Carrie (MacDowell) e repete os encontros com ela nestes momentos. Em todos os momentos, a direção de Mike Newell é sutil ao mostrar diferentes rostos assistindo aos casamentos, trazendo uma condição de realidade muito forte ao longa.

Embora tenha certas fotos desnecessárias no final, o filme conta com atuações interessantes e prova como é possível contar histórias simples (e até mesmo clichês) de maneira nova. A cena em que Matthew (John Hannah) homenageia o amigo no funeral é particularmente tocante, por mais que destoe do restante do filme. Talvez seja neste momento que o espectador entenda a importância de amar e ser amado, e é também neste momento que o filme se torna mais que uma simples comédia romântica.

É uma pena que comédias românticas como esta não são muito comuns. Outros bons exemplos posteriores foram escritos pelo mesmo roteirista. Afinal, Curtis escreveu “Um Lugar Chamado Notting Hill” e “Simplesmente Amor”.

04 claquetes

Comments

comments

CIN(ESTREIA)

0 503

Quem acha que após o período de férias de verão (no hemisfério norte) termina junto com as boas estreias, está muito enganado! Confira os...
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers: