“Um Corpo que Cai” é eleito o melhor filme de todos os tempos! - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

“Um Corpo que Cai” é eleito o melhor filme de todos os tempos!

A Revista Sight & Soung, da British Film Institute, realizou uma pesquisa com 846 críticos de cinema, acadêmicos, distribuidores, roteiristas e programadores de todo o mundo e descobriu que para a opinião da maioria, o melhor filme de todos os tempos é de Alfred Hitchcook, chamado “Um Corpo que Cai”.

Para quem não conhece o Suspense do diretor londrino, conta a história de um detetive aposentado chamado John ‘Scottie’ Ferguson (James Stewart) que vive em São Francisco e sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, encontra com um antigo conhecido, dos tempos de faculdade, que pede que ele siga sua esposa, Madeleine Elster (Kim Novak). John aceita a tarefa e fica encarregado da mulher, seguindo-a por toda a cidade. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. Ele começa a acreditar que a mulher é louca, com possíveis tendências suicidas, quando algo estranho acontece nesta missão.

“Um Corpo que Cai” é de 1958 e foi um dos últimos filmes feitos por Hitchcook. Nesta obra-prima o diretor  inventou a sequência de zooms e afastamento da câmera, que dá ao público a sensação de vertigem sentida por John ‘Scottie’ Ferguson. Por apenas alguns segundos utilizando esta sequência foi pago cerca de US$ 19 mil, o filme por sinal teve um orçamento total de US$ 2,4 milhões e foi indicado aos Oscars de Melhor Direção de Arte e Melhor Som, mas curiosamente não ganhou nenhum! Confira o Trailer:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=D0bV2gh4E7Y]

A pesquisa que foi realizada pela Sight & Sound e colocou o filme do diretor inglês no topo da lista, desbancou o até então Melhor Filme de Todos os Tempos, “Cidadão Kane”, de Orson Welles, que seguiu o filme de Hitchcook de perto durante toda a pesquisa, mas acabou perdendo por 34 votos. A pesquisa foi bastante criteriosa e fez a mesma pergunta a 358 diretores, tais como Martin Scorsese, Quentin Tarantino, Francis Ford Coppola, Woody Allen e Mike Leigh, que acabaram apontando para outro vencedor, para os diretor o melhor filme foi “Era Uma Vez em Tóquio”, de Yasujiro Ozu.

Confira os dez melhores filmes de todos os tempos eleitos por críticos em enquete da “Sight & Sound”:

1) “Um Corpo que Cai”,(Hitchcock, 1958);
2) “Cidadão Kane”, (Welles, 1941);
3) “Era Uma Vez em Tóquio”, (Ozu, 1953);
4) “A Regra do Jogo”, (Renoir, 1939);
5) “Aurora”, (F. W. Murnau, 1927);
6) “2001 – Uma Odisséia no Espaço”, (Kubrick, 1968);
7) “Rastros de Ódio”, (Ford, 1956);
8) “O Homem da Câmera”, (Dziga Vertov, 1929);
9) “A Paixão de Joana d’Arc”, (Dreyer, 1927);
10) “8 ½” (Fellini, 1963).

Veja os dez melhores de todos os tempos eleitos por diretores de cinema:

1) “Era Uma Vez em Tóquio”, (Ozu, 1953);
2) “2001 – Uma Odisséia no Espaço”, (Kubrick, 1968), e “Cidadão Kane”, (Welles, 1941);
3) “8 ½” (Fellini, 1963);
4) “Taxi Driver”, (Scorsese, 1980);
5) “Apocalypse Now”, (Coppola, 1979);
6) “O Poderoso Chefão”, (Coppola, 1972) e “Um Corpo que Cai”, (Hitchcock, 1958);
7) “O Espelho”, (Tarkovsky, 1974);
8) “Ladrões de Bicicleta”, (De Sica, 1948).

E para você? Qual é o melhor filme de todos os tempos?

Deixe seu comentário