Home Cinema Nacional Cinema nacional cai na TV aberta

Que a TV aberta é a grande vitrine do cinema no Brasil (e na maioria dos países), ninguém duvida. Mas em matéria de cinema nacional, a TV aberta teve queda na exibição em 2011, de acordo com dados liberados pela ANCINE.

Enquanto a produção de filmes brasileiros aumenta, o mesmo não se pode dizer da exibição na TV aberta, que certamente garantiria maior visibilidade ao cinema brasileiro.

Vamos aos números:

A emissora aberta que mais exibiu filmes em 2011 foi a Rede Globo, com 859 exibições, sendo menos de 10% (81) nacionais.

A segunda maior exibidora de filmes é a TV Cultura, que exibiu 111 filmes nacionais de um total de 511.

O terceiro maior exibidor de filmes, o SBT, não exibiu nenhum filme brasileiro, dos 272 que exibiu. Enquanto isso, a TV Brasil fica como a que mais valoriza o cinema nacional, já que exibiu 127 filmes nacionais, dos 235 que exibiu (mais da metade são brasileiros).

Tal qual o SBT, a Band e a Record não exibiram produções tupiniquins, entre as 240 e 136 exibições, respectivamente.

Enquanto isso, no Senado…

Há uma proposta da senadora Jandira Feghali (PC do B/ RJ) que fixa cotas de exibição de filmes brasileiros na TV aberta. A lei seria semelhante àquela que estabelece cotas na TV por assinatura, e certamente aumentaria a visibilidade do cinema brasileiro. Resta saber se as emissoras não vão desejar “mexer os pauzinhos” para evitar que isso aconteça, já que acarretaria em índices de audiência menores que dos blockbusters.

Apenas alguma coisa para lembrarmos: canal aberto de televisão não é empresa privada: é CONCESSÃO ESTATAL.

Comments

comments

  • Carlos Silva

    Se a TV Brasil existe, por que não botar a tal produção cultural brasileira pra rodar lá? Porque ninguém assiste àquilo. Ninguém quer ver ou quase ninguém cinema nacional. Veja a audiência ali, é zero. Enfiando-a na grade das TVs, a cota nacional encontrará espectadores. Não encontrará, é claro, como não encontra na TV Brasil, que é aberta

CIN(ESTREIA)

0 508

Quem acha que após o período de férias de verão (no hemisfério norte) termina junto com as boas estreias, está muito enganado! Confira os...
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers: