Tempos Modernos - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Tempos Modernos

Em 1936, os tempos já eram modernos. Naquela época, dinheiro já era significado de felicidade para as pessoas. Os cidadãos já eram comparados ao gado, a ovelhas que vivem a vida toda em função do trabalho. Charlie Chaplin estreou um filme que retratava o drama vivido pelas pessoas no período da recessão após a quebra da bolsa de 1929.

Logo no começo da projeção, os empresários tentam experimentar uma máquina que dá comida aos trabalhadores, para que eles não tenham necessidade de parar para a hora do almoço. Existisse uma máquina igual, hoje em dia não seria necessária a imposição dos proprietários: os trabalhadores iriam pedir por máquinas assim para ganhar hora extra.

Tempos Modernos é pura arte porque permanece atual. Continua simbolizando o seu tempo, mas bem poderia ser adaptado para os dias de hoje. Na cidade, vemos representados a passeata, a pobreza, a repressão e o desemprego.

Ao final do filme, Chaplin foge da polícia, dando indícios de sua ideologia. Em uma cena inspiradora, ele segue rumo ao horizonte com sua amada. O vagabundo afirma que devemos tentar, seguir adiante, lutar.

Em 1936, os tempos eram modernos. Hoje, são pós-modernos. Apesar do “pós”, muita coisa permanece igual. Permanecemos em busca de tudo aquilo que o dinheiro pode comprar. Mas desta vez, queremos também a liquidez da vida: a adaptabilidade das relações, a rapidez da mudança. Continuamos a fazer o que Marx estudou e colocou no papel, mas também seguimos aquilo que Bauman, sociólogo pós-moderno, descobriu que faz parte de nossas vidas.

“Tempos Modernos” é a síntese da genialidade de Charlie Chaplin. Pela primeira vez o público ouvia a voz do cineasta resistente ao cinema sonoro.  Sempre preocupado em mostrar suas firulas de comediante, o filme roteirizado, dirigido e estrelado por Charles Chaplin tem cenas antológicas do cinema que, quando não protagonizadas pelo humorista inglês, tem a presença de Paulette Goddard, bela atriz até então casada com Chaplin.

Já se passaram quase 80 anos. Os tempos continuam modernos. É uma pena que não temos Chaplin para, ao menos, nos fazer sorrir em meio às dificuldades das crises de hoje, que não são como a de 1929, mas causam problemas equivalentes.

Deixe seu comentário