Home Cinema Mundial All Is By My Side: Cinebiografia de Jimi Hendrix

Considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos, James Marshall Hendrix nasceu em Seattle e mudou a história do rock ao desenvolver a técnica da microfonia, introduzir o uso das gravações em estúdio como extensão de ideias musicais, entre outras novidades.

O início da história de Jimi Hendrix será contado no filme “All Is By My Side”.

Curiosamente, o filme não está autorizado a utilizar nenhuma das músicas de Jimi em sua trilha sonora. A empresa detentora dos direitos autorais das músicas não autorizou o uso delas, pois para isso ela exige total controle da produção do filme.

No fim das contas, nenhuma música de Hendrix será utilizada no longa, embora algumas músicas “cover” dos Beatles, Bob Dylan e outras bandas contemporâneas do guitarrista.

André Benjamin e Jimi Hendrix

André Benjamin e Jimi Hendrix

O filme “All Is By My Side” terá direção de John Ridley. O ator e cantor André Benjamin (Quatro Irmãos), também conhecido como André 3000 (da dupla musical OutKast), vai fazer o papel de Hendrix. Previsto para 2013, o filme terá a atriz Imogen Poots (A Hora do Espanto) no elenco.

  • http://otempodasideias.wordpress.com o tempo das ideias

    Por um lado, parece muito boa coisa não utilizar-se das músicas originadas na voz dele, porque, assim, não incorre no risco de maiormente emocionar e somente ou praticamente somente emocionar o público num movimento redundante de mostrar o que já se vai assistir sabendo de tudo o que vai acontecer sendo visto, ouvido, pensado, sentido.
    Ou seja: “converter convertidos” pela música através de imagens se com conteúdo narrativo mal teorizado, tendencioso ao repetitivo, superficial.
    Por outro lado, é uma pena se, de fato, até lá, não for inserida nenhuma música original na voz do cara, porque seria quase que não mostrar o rosto dele como artista, se entendido que o rosto virtuoso do cantor instrumentista é a qualidade produzida pela sua voz e do som do objeto concreto que é seu instrumento.
    Além disso, pelo que subentendi pensando um pouco a respeito desta notícia, poderia ou poderá ser utilizada música do Hendrix por bandas “cover”, tudo cover, inclusive, é claro, o Abdré 3000 cantando Hendrix. Ou será que até isso está proibido quando se lê que “o filme não está autorizado a utilizar nenhuma das músicas de Jimi em sua trilha sonora”, pelo que insinua em “nenhuma das músicas de Jimi” ?
    Se for isto, este filme será praticamente um filme sem identidade que referencie a quem ele quer sinalizar. Ou, pelo menos, terá trilha sonora composta por outras bandas, outras/os cantoras/es.
    Coisa esquisita!
    Será que houve rixa entre a empresa e os produtores e isso não ficou divulgado, só aparecendo esta parte da empresa proibindo? Estranho! Muito estranho!

  • Pingback: Cinebiografia de Jimi Hendrix ganha mais uma foto bem legal! | Cinem(ação)

CIN(ESTREIA)

0 182

Nesta quinta-feira, dois filmes importantes chegam aos cinemas brasileiros: "O Homem Mais Procurado" e "Trash - A Esperança vem do Lixo". No primeiro, um dos...
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers: