Home Cinema Mundial “A Serbian Film” não está mais censurado

O Brasil é uma democracia. E uma democracia não é apenas um Estado cujos governantes são eleitos pelo voto popular. Uma democracia vai além. Significa que o povo deve ter liberdade de expressar suas opiniões sem medo de ser rechaçado. Significa que todo e qualquer réu deve ter o direito à defesa. Significa que toda manifestação artística deve ser respeitada.

O juiz Ricardo Machado Rabelo, da 3ª Vara em Belo Horizonte, liberou a exibição do filme “A Serbian Film”, que havia sido proibido em todo o território nacional após a polêmica sobre a cena em que o personagem principal faz sexo com um bebê.

Em sua sentença final, o juiz afirma que o filme “não incorre em nenhuma modalidade criminal, uma vez que, as cenas contidas na película não revelam atividades sexuais explícitas (reais ou simuladas) ou a exibição de órgãos genitais das crianças que participam da referida obra, não ferindo a disciplina da Lei nº 8.069/90.”

Em uma verdadeira aula de democracia, o juiz também afirma que não gostou do filme, mas vai além: “como juiz, não posso ser o seu censor no território nacional, como me diz a Constituição Federal. Aliás, o que me garante a Carta Constitucional – não apenas a mim, mas a todo brasileiro – é o direito de me indignar, de recusar a vê-lo ou até mesmo o direito de me levantar e deixar a sala de sessão, levando comigo as minhas conclusões e convicções acerca da natureza humana, suas dimensões, limites e idiossincrasias.”

A Petrini Filmes, responsável pela distribuição do filme no país, vai negociar a exibição do filme em festivais do país, para depois lançá-lo comercialmente. Não há informações se o lançamento comercial seria nos cinemas ou direto em DVD/Blu Ray.

Já passamos da época da censura.

Fonte: Cinema em Cena

Comments

comments

  • Damião

    Seria legal se a maioria das pessoas pesassem assim, defendendo o direito de liberdade de produção, distribuição e exibição de obras, mas infelizmente o bom senso é algo dificil de encontrar hoje em dia e muito me surpreende as palavras do Juiz, esse sim, um sujeito sensato. Já estou vendo a nossa imprensa tacanha demonizando o filme e fazendo um linchamento moral daqueles que querem assistir ao filme.

  • MARCIO ARAUJO DA SILVA

    Parabéns a todos que puderam exprimir seus pensamentos, suas razões por meio deste canal. Isso é liberdade de expressão! Lutamos muito para conseguir isso. A censura é retrocesso. Parabéns ao Raffaele Petrini por essa ousadia e por ter conseguido o poder de exercer a livre expressão da atividade artística e a livre exploração da atividade econômica. Doentes existem aos montes. O filme não tem o poder de criar monstros. Ninguém em sã consciência é levado a excitação assistindo ao filme. Abraço

CIN(ESTREIA)

0 507

Quem acha que após o período de férias de verão (no hemisfério norte) termina junto com as boas estreias, está muito enganado! Confira os...
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers: