Era uma vez... - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Era uma vez…

Estamos vivendo um novo tempo no cinema. Quando pensamos nos filmes da Disney, com certeza os primeiros filmes que vem à mente são as clássicas histórias de contos de fadas, muitas delas adaptações dos filmes dos irmãos Grimm.

Mas hoje os tempos são outros, as crianças de hoje tem vida e mentalidade diferente das de uma década atrás. Talvez a inocência seja diferente e com isso a indústria cinematográfica vem trazendo uma nova leva de filmes de princesas mas com novas leituras.

O primeiro filme que me vêem a mente é Os Irmãos Grimm (2005) dirigido por Terry Gililam e estrelado por Matt Damon e Heath Ledger. O filme segue a trajetória dos irmãos na elucidação de um mistério e tendo contato com muitos elementos fantásticos que segundo o filme, servirão de inspiração para suas obras.

O primeiro filme com uma temática mais sombria é A Floresta

Negra (Snow White) de 1997 com a grande atriz Sigourney Weaver. O filme se passa na época das cruzadas e traz uma nova visão da história de Branca de Neve.

Também em 1997 temos um filme que é uma referência para romances de época, trata-se de Para Sempre Cinderela. O filme, claro, é uma visão da história da Gata Borralheira contada pela própria rainha da França. O filme traz grandes nomes em seu elenco como Drew Barrimore e Anjelica Houston.

Ano passado pudemos conferir mais um filme, dessa vez sobre a Chapeuzinho Vermelho. O filme A Garota da Capa Vermelha bebe da mesma fonte da saga Crepúsculo, pois ambos tiveram a mesma diretora: Catherine Hardwicke. Esse filme teen mostra um triângulo amoroso proibido e um perigo que espreita a cada porta numa vila medieval.

Neste ano temos o prazer de sermos apresentados a dois filmes totalmente diferentes mas com uma heroína em comum. Trata-se de Branca de Neve.  O primeiro filme, Espelho, Espelho Meu é uma comédia onde o grande destaque está não na heroína e sim na rainha má: nada mais nada menos que Julia Roberts.

O segundo filme estreia nesta sexta 01/06 é o filme Branca de Neve e o Caçador que promete ser um filme de ação e aventura como os americanos sabem fazer muito bem.

E os filmes não param por aí, em 2014 estréia Maleficient (Malévola) que é o real nome da  bruxa que amaldiçoa A Bela Adormecida. O papel principal é da Angelina Jolie, e todas as informações vocês recebem aqui mesmo no Cinem(ação).

Seja pelos livros, pelos clássicos da Disney, pelas releituras mostradas aqui ou até mesmo na televisão com os seriados Grimm e o excelente Once Upon a Time, temos material para nos divertirmos e vivermos felizes para sempre…

Deixe seu comentário