As mães do cinema brasileiro - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Nacional

As mães do cinema brasileiro

Em homenagem ao dia das mães, o Cinem(ação) mostra uma lista das principais mães que mais se destacaram no cinema nacional dos últimos anos. É a nossa singela homenagem às mulheres que dedicam suas vidas à criação dos filhos.

10 – Maria (Giovanna Antonelli). Embora não seja uma atuação impecável, Giovanna Antonelli vive a mãe de Jesus em no filme “Maria, Mãe do Filho de Deus”.

09 – Maria (Letícia Sabatella). Também mãe de uma figura religiosa, esta Maria é mãe do médium Chico Xavier em “Chico Xavier – o filme”. Como já morreu, ela aparece somente para o médium.

08 – Camila (Denise Fraga). Mãe de Hermano em “As Melhores Coisas do Mundo”, Camila é uma supermãe que sabe cuidar dos filhos e ainda lida com as dificuldades do divórcio.

07 – Ana (Soia Lira). Analfabeta e cheia de dificuldades na vida, Ana precisa de enviar uma carta para a família do pai de seu filho. É sua morte em um acidente que aproxima Josué (Vinícius de Oliveira) de Dora (Fernanda Montenegro) no filme “Central do Brasil”.

06 – Darlene (Regina Casé). Além do trabalho de criar os filhos, Darlene ainda consegue aturar três maridos na mesma casa na comédia “Eu Tu Eles”.

05 – Cléia (Dira Paes). Além de engraçada, Cléia é a típica mãe de família que cuida da casa e ainda se dedica a ajudar nos problemas de família em “Meu tio matou um cara”

04 – Olga (Camila Morgado). Protagonista de uma cena muito emocionante, Olga (do filme homônimo) foi líder comunista e judia. Além de sofrer com a ditadura militar do Brasil e o regime nazista de Hitler, ela ainda foi afastada de seu filho.

03 – Helena (Dira Paes). Personagem real, Helena sofreu com a pobreza da família mas foi uma batalhadora mãe de muitos filhos, inclusive dos cantores que se tornariam Zezé de Camargo e Luciano, cuja história está em “2 Filhos de Francisco”.

02 – Meire Souza (Cássia Kiss). A sofredora mãe de Wilson (Rodrigo Santoro), viciado que vai a uma clínica de loucos, é obrigada a lidar com a dificuldade de ver seu filho entregue às drogas em “Bicho de Sete Cabeças”.

01 – Compadecida (Fernanda Montenegro). Também conhecida como a Virgem Maria, a mãe mais famosa do mundo é aqui uma figura cômica majestosamente interpretada pela maior atriz do Brasil, no filme “O Auto da Compadecida”.

Deixe seu comentário